2
respostas

[Dúvida] Dono de pet não é usuário?

No exemplo apresentado na aula, a professora diz que a pessoa usuaria do petshop são os pets, porém eu acredito que grande parte dos serviços direcionados a animais são muito mais para os donos do que para os animais em si. se a experiência do dono do animal não fosse um foco dos petshops, eles não colocariam lacinhos, brilhinhos e perfumes nos pets após darem banhos. Esses artifícios são para os donos olharem os animais e apreciarem eles sensorialmente, porque os animais em si estão na verdade sofrendo com isso.

2 respostas

Oi, Giovana, tudo bem?

No contexto de UX Design, a definição de quem é a pessoa usuária pode variar dependendo do foco do serviço ou produto. No exemplo sobre petshops, realmente, os donos dos pets são os principais tomadores de decisão e aqueles que usufruem da experiência de ver seus animais bem cuidados e enfeitados. Então, eles também são considerados usuários, pois a experiência do serviço é direcionada a eles, mesmo que o serviço em si seja prestado aos pets.

A ideia de que os pets são os usuários pode ter sido uma forma de ilustrar que o serviço é diretamente aplicado a eles. Mas, a experiência completa envolve tanto os animais quanto seus donos, que são os que percebem e avaliam o valor do serviço.

Espero ter esclarecido.

Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Em resumo, no caso dos petshops, tanto os donos quanto os pets podem ser considerados usuários, cada um com suas próprias necessidades e expectativas. A chave para um bom design de experiência é entender as relações entre esses dois grupos e criar soluções que atendam às necessidades de ambos.