Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Desvio padrão e variância

Oioi, estava na aula onde o prof explica o processo até a variância e o desvio padrão, depois ele mostra as fórmulas. Ele mostra que tem uma diferença mínima quando é usada a fórmula de desvio padrão e de quando é mais manual, porém na minha cabeça faria mais sentido usar a fórmula de variância e depois a de raiz para descobrir o desvio padrão exato, é válido fazer dessa forma ou a melhor forma na hora do vamo ver é realmente usar a fórmula pronta? Não me parece trabalhoso ao ponto de não valer a pena, sabe?

1 resposta
solução!

Oi, Nivea! Tudo bem?

Calcular primeiro a variância e depois extrair a raiz quadrada para chegar ao desvio padrão é uma abordagem válida e conceitualmente correta, essa é justamente a base teórica do cálculo.

Porém, em ferramentas como o Google Sheets, as funções prontas são otimizadas para realizar esses cálculos de forma rápida e precisa. Elas consideram detalhes que muitas vezes passam despercebidos em contas manuais, como arredondamentos e eficiência computacional.

Ao calcular manualmente, é comum surgirem pequenos erros acumulados de arredondamento em cada etapa. Já as funções nativas foram projetadas para minimizar esse tipo de problema, entregando um resultado mais confiável e com menos esforço.

Ainda assim, entender o passo a passo do cálculo, como você está fazendo, é fundamental para internalizar o significado da variância e do desvio padrão. Em contextos de ensino ou apresentações, mostrar esse processo detalhado pode ser muito útil.

Minha sugestão é: continue explorando os dois caminhos. Use as funções prontas no dia a dia para agilizar seu trabalho, mas revisite o cálculo manual de vez em quando para reforçar o conceito.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida que surgir, compartilhe no fórum. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!