1
resposta

Resumir emails por meio de uma funcão

import os
from google.colab import userdata
from google import genai

os.environ["GOOGLE_API_KEY"] = userdata.get('Google')

cliente = genai.Client()
mensagens = [
    "Olá! Gostaria de reportar um problema no carregamento da página de checkout. Toda vez que tento inserir os dados do meu cartão de crédito, o sistema apresenta um erro intermitente e não me deixa finalizar a compra de jeito nenhum. Podem me ajudar com isso o mais rápido possível?",
    "Prezados, estou escrevendo para solicitar a segunda via da minha fatura do mês atual. Vasculhei todo o aplicativo e o portal do cliente, mas infelizmente não consegui encontrar o boleto atualizado para pagamento. Agradeço desde já pelo envio do documento.",
    "Bom dia! Gostaria de entender melhor como funciona o plano de assinatura premium de vocês. No site existem algumas informações, mas elas parecem um pouco confusas em relação aos limites de usuários e ao suporte técnico oferecido para empresas de médio porte.",
    "A proposta enviada pela sua equipe comercial foi recebida com muito entusiasmo pela nossa diretoria executiva. No entanto, antes de assinarmos o contrato definitivo, precisamos agendar uma breve reunião para alinhar alguns pontos específicos sobre as cláusulas de rescisão.",
    "Fiquei extremamente satisfeito com a velocidade e a eficiência do atendimento que recebi ontem à tarde. O atendente foi super paciente, tirou todas as minhas dúvidas com clareza e resolveu o problema técnico na minha conta em menos de dez minutos. Parabéns pelo serviço!",
    "Esqueci completamente a minha senha de acesso à plataforma e o link de redefinição automática que vocês enviam por padrão simplesmente não está chegando na minha caixa de entrada, nem mesmo na pasta de spam. Poderiam resetar minhas credenciais manualmente?",
    "Olá, gostaria de saber se vocês possuem previsão de reposição para o produto que está listado como esgotado no catálogo virtual. Estou monitorando o site diariamente há quase duas semanas porque preciso muito comprar esse item para dar de presente de aniversário."
]
def resumir_mensagens(mensagem):
  prompt = cliente.models.generate_content(model = "gemini-3.5-flash", contents = f" Resumir o email de forma sucinta: {mensagem}")
  mensagem_nova = prompt.text
  return mensagem_nova

for i in range(len(mensagens)):
  mensagens[i] = resumir_mensagens(mensagens[i])
1 resposta

Olá, Durão! Como vai?

Parabéns pela resolução da atividade!

Vi que você explorou o os.environ para configuração de variáveis com Python, utilizou muito bem o for loop para iterar sobre mensagens e ainda compreendeu a importância da função personalizada para modularizar o código.

Uma dica interessante para o futuro é aplicar tratamento de exceções ao chamar a API, garantindo que o programa não quebre em caso de erro. Assim:

def resumir_mensagens(mensagem):
    try:
        prompt = cliente.models.generate_content(
            model="gemini-3.5-flash",
            contents=f"Resumir o email de forma sucinta: {mensagem}"
        )
        return prompt.text
    except Exception as e:
        return f"Erro ao resumir: {str(e)}"

Isso faz o código ficar mais robusto e confiável em cenários reais.

Alguns materiais podem estar em inglês, mas é possível compreendê-los usando o recurso de tradução de páginas do próprio navegador.

Ah, uma pergunta: você acha mais importante investir em tratamento de erros para garantir estabilidade ou em otimização de desempenho para reduzir tempo de execução em grandes volumes de dados?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!