Como o gestor atuar nesse caso, uma vez que é perceptível a competência técnica porém a comportamental a desejar?
Como o gestor atuar nesse caso, uma vez que é perceptível a competência técnica porém a comportamental a desejar?
Oi, Janismar! Tudo bem?
É importante fornecer feedback constante e construtivo, pois isso ajuda a equipe a entender onde estão as lacunas comportamentais e como podem melhorar, tente ser específico sobre os comportamentos que precisam ser ajustados e ofereça exemplos concretos.
Outro ponto onde podemos trabalhar é incentivando o desenvolvimento de habilidades comportamentais. Considere implementar treinamentos ou workshops focados em habilidades comportamentais, como comunicação, trabalho em equipe e resolução de conflitos, isso pode ajudar a equipe a desenvolver essas habilidades essenciais.
Uma definição clara de expectativas pode ajudar bastante também, tenha certeza de que todos na equipe entendam claramente as expectativas em relação ao comportamento no trabalho, o que pode ser feito através de reuniões de equipe onde você discute valores e normas.
Ofereça suporte individualizado através de mentoria, pois pode ajudar os membros da equipe a trabalharem em suas áreas de melhoria pessoal em um ambiente de apoio.
Você pode tentar incentivar comportamentos positivos reconhecendo e recompensando aqueles que demonstram melhorias ou que já possuem um comportamento exemplar, isso pode motivar outros a seguirem o exemplo.
Lembre-se de que mudanças comportamentais podem levar tempo, mas com paciência e persistência, é possível ver melhorias significativas.
Espero ter ajudado!
Um forte abraço e bons estudos!
Obrigada Sarah pelo retorno, bem como com o apoio prestado.
Certo que lidamos com jovens de primeiro emprego ou não, que não detém de uma compreensão do mundo que está inserido, bem como conhecimento do próprio EU. Passam num concurso e até perceberem que estão desempenhando um trabalho e junto a ele uma responsabilidade de entrega, de busca incessante de conhecimentos e habilidades o tempo vai passando. Nós gestores, usando a repetição e tentando inseri-lo no contexto incentivando ao desenvolvimento através de treinamentos, workshop e outros, não são passivos de iniciativa e, consequentemente torna-se cansativo. De todo modo continuaremos, com persistência, a regar a sementinha e no final pretendemos colher bons frutos.