Eu estou investindo bastante tempo nessa linguagem java, por acreditar que terei um amplo mercado de atuação. Mas nunca estudei programação, ou seja, nunca experimentei na prática o fruto de um código feito. Claro que já fiz programinhas pequenos em java, que rodam na própria IDE Eclipse, como calculadoras ou perguntas e respostas simples. Um pequeno gosto para quem nunca programou.
Para alunos como eu, todos os assuntos devem se relacionar, criando uma lista de conexões, que no final devem desaguar no usuário. Pois eu sou muito mais usuário hoje, do que desenvolvedor. Espero reverter esse papel.
O fato é que na minha ótica de aluno iniciante e usuário, á muitos cursos de java, que eu perdi a conexão com o fruto final, ou o programa, ou o aplicativo que deve ser a finalidade de todo o meu esforço. E isso causa um certo desconforto ou ainda uma ansiedade, pois o conhecimento só se cristaliza e amadurece quando vira uma ferramente pessoal, e se usa para resolver algo que é útil para mortais como eu.
Ou se ainda não usa, consegue sentir pra onde todo esse conhecimento está caminhando, mesmo em termos gerais. Que país é esse? Onde é o norte? De que ado o sol nasce? Como no curso de javascript, que vc aprende a usar um "document.querySelector" para acessar um elemento da sua página html. Claro que esse exemplo é muito simplório, mas em síntese, funciona para tentar traduzir a minha "questão" que é: Essa minha ansiedade de aluno iniciante em programação é comum? Devo seguir o curso nessa lista de assuntos que resolvem assuntos da propria lista e que parece que nunca faz menção ao mundo de fora, ou seja, do usuário? Mais adiante vou chegar na conexão com o mundo real? Ou já deveria desde já, conseguir enxergar esse mundo real? E com isso abro a possibilidade de estar fazendo o curso de forma errada, sem os requisitos mínimos para seguir?
Eu acredito que a algum tempo tenho aprendido, ferramentas que resolvem ferramentas, como coleções, e objetos e intefaces que parecem só fazer referencias a elementos do proprio mundo java, ou próprio mundo da programação. Eu perdi um pouco o "out final" do curso, que é o que pode me dar norte, ou sentido.
Não é uma questão simples, em suma, queria saber se estou no caminho certo, e se minha ansiedade faz parte dos sintomas de quem está seguindo essa formação, nessa altura do curso.
Desculpe o tamanho do texto sem nenhum código.