Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Dúvida de iniciante

Eu estou investindo bastante tempo nessa linguagem java, por acreditar que terei um amplo mercado de atuação. Mas nunca estudei programação, ou seja, nunca experimentei na prática o fruto de um código feito. Claro que já fiz programinhas pequenos em java, que rodam na própria IDE Eclipse, como calculadoras ou perguntas e respostas simples. Um pequeno gosto para quem nunca programou.

Para alunos como eu, todos os assuntos devem se relacionar, criando uma lista de conexões, que no final devem desaguar no usuário. Pois eu sou muito mais usuário hoje, do que desenvolvedor. Espero reverter esse papel.

O fato é que na minha ótica de aluno iniciante e usuário, á muitos cursos de java, que eu perdi a conexão com o fruto final, ou o programa, ou o aplicativo que deve ser a finalidade de todo o meu esforço. E isso causa um certo desconforto ou ainda uma ansiedade, pois o conhecimento só se cristaliza e amadurece quando vira uma ferramente pessoal, e se usa para resolver algo que é útil para mortais como eu.

Ou se ainda não usa, consegue sentir pra onde todo esse conhecimento está caminhando, mesmo em termos gerais. Que país é esse? Onde é o norte? De que ado o sol nasce? Como no curso de javascript, que vc aprende a usar um "document.querySelector" para acessar um elemento da sua página html. Claro que esse exemplo é muito simplório, mas em síntese, funciona para tentar traduzir a minha "questão" que é: Essa minha ansiedade de aluno iniciante em programação é comum? Devo seguir o curso nessa lista de assuntos que resolvem assuntos da propria lista e que parece que nunca faz menção ao mundo de fora, ou seja, do usuário? Mais adiante vou chegar na conexão com o mundo real? Ou já deveria desde já, conseguir enxergar esse mundo real? E com isso abro a possibilidade de estar fazendo o curso de forma errada, sem os requisitos mínimos para seguir?

Eu acredito que a algum tempo tenho aprendido, ferramentas que resolvem ferramentas, como coleções, e objetos e intefaces que parecem só fazer referencias a elementos do proprio mundo java, ou próprio mundo da programação. Eu perdi um pouco o "out final" do curso, que é o que pode me dar norte, ou sentido.

Não é uma questão simples, em suma, queria saber se estou no caminho certo, e se minha ansiedade faz parte dos sintomas de quem está seguindo essa formação, nessa altura do curso.

Desculpe o tamanho do texto sem nenhum código.

4 respostas

Boa tarde, Valmyr! Como vai?

O ponto é que o público alvo do código que escrevemos não é somente o cliente/usuário. Eles são sim as pessoas que em última análise vão utilizar o programa desenvolvido, no entanto, nosso código será lido por outros programadores e por nós mesmos de tempos em tempos. E, muitas vezes, nós mesmos e outros programadores teremos que entender e melhorar esse código. Portanto essas ferramentas que vc chamou de "ferramentas que resolvem ferramentas", como coleções, objetos e interfaces as quais, segundo as suas palavras "parecem só fazer referencias a elementos do próprio mundo java, ou próprio mundo da programação" são conceitos importantes que vc precisa entender de modo a fazer de vc um programador melhor! Alguém que seja capaz de escrever um código não só para o cliente, mas pensando tbm nos demais programadores (inclusive vc mesmo) que no futuro terão que dar manutenção nesse código. Inclusive, há um ditado que fala sobre isso:

Qualquer um consegue escrever um código que o computador entenda. Mas, somente bons programadores escrevem código que outras pessoas entendem.

Então, minha sugestão é que vc olhe por esse lado! Pelo lado que não é só o cliente o público alvo do código que escrevemos e que esses conceitos são importantes de serem entendidos justamente por isso. Tendo essa questão em vista, vc deverá levar o aprendizado desses assuntos de uma forma mais agradável!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Gabriel muito obrigado pela sua atenção e resposta.

Mas dando "sysout" na minha questão.

1 Posso continuar caminhando e colecionando todas essas conexões que agora não fazem muito sentido externo, mas logo fará?

2 Vc não vê a possibilidade de eu ter algum deficit na minha formação que esteja criando esse "gap" de entendimento?

2a Logo as minhas inquietações são normais no momento?

3-Devo seguir os cursos na ordem que são propostos pela formação sem me desviar? Digo isso porque em vários momentos são sugeridos outros cursos complementares como o curso de java.util.

Muito obrigado pela luz.

Valmyr tudo o que você falou é extremamente normal, eu passei por isso, e tenho certeza que muitos desenvolvedores também. Eu tenho uma experiência grande no mundo do desenvolvimento, ja trabalhei muitos anos na IBM e juntei muito conhecimento la dentro e assino embaixo do que o Gabriel falou e repito o ponto que achei fantastico e vou carregar comigo.

Qualquer um consegue escrever um código que o computador entenda. Mas, somente bons programadores escrevem código que outras pessoas entendem.

Sobre os seus pontos vou numerar e responder na sequência.

  1. Sim com certeza, seu cérebro é uma máquina maravilhosa e vai saber armezenar essa informação até o momento certo de ser utilizada.

  2. Se você esta realmente aprenderndo a desenvolver eu acharia estranho não sentir esse "gap". Exemplo quando aprendi Enums em Java fiquei muito tempo sem saber usa-los até quando na minha pós-graduação precisei de uma funcionalidade que o Enum resolveu, e esse "gap" de muito tempo acabou.

  3. Com toda certeza, eu por exemplo era ansioso e queria aprender tudo de uma só vez, quando aprendi a controlar a ansiedade, evolui muito mais rápido na linguagem.

  4. Aprenda o Básico e deixe anotado os cursos sugeridos e siga as formações, quando acabar o básico pegue suas anotações e se aprofunde no assunto.

Espero ter ajudado.

solução!

Opa, Valmyr! Vou respondendo suas questões uma a uma!

1 Posso continuar caminhando e colecionando todas essas conexões que agora não fazem muito sentido externo, mas logo fará?

Sem dúvida que pode! Na realidade, como eu falei na minha primeira resposta acho que a maioria dos seus questionamentos passará quando vc passar a ver que "nem só de cliente viverá o código desenvolvido pelo programador". Como eu disse, há muitas outras pessoas que também temos que considerar quando estamos criando nossos códigos.

2 Vc não vê a possibilidade de eu ter algum deficit na minha formação que esteja criando esse "gap" de entendimento?

2a Logo as minhas inquietações são normais no momento?

Suas inquietações são normais sim. E eu não acho que elas se devam a um gap no seu entendimento, mas sim na forma como vc está olhando a situação. Lembrar que não desenvolvemos apenas para clientes irá te ajudar a ver a necessidade do aprendizado dos recursos que as linguagens nos oferecem.

3-Devo seguir os cursos na ordem que são propostos pela formação sem me desviar? Digo isso porque em vários momentos são sugeridos outros cursos complementares como o curso de java.util.

Sim, acho que deve seguir na ordem proposta. Daí, após ter terminado essa ordem, faça esses cursos complementares para poder se aprofundar ainda mais no assuntos que vc desejar!

E claro, sempre que precisar pode contar com a gente!

Grande abraço e bons estudos, meu aluno!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software