Fala Vinicius, tudo bem?
Cara é bem difícil quando estamos iniciando, mas meu conselho pra você é não tentar se especializar muito cedo. No início é importante você experimentar e sentir qual área/linguagem mais te interessa.
Eu gosto de aprender usando uma abordagem orientada a projetos. Eu prefiro ter uma visão geral do que é um martelo, um serrote, uma chave de fenda e ir construir uma cadeira o mais rápido possível, do que ficar estudando a fundo as ferramentas sem uma aplicação. Provavelmente a cadeira vai estar torta e quebrar quando alguém sentar, mas eu vou aprender muito mais sobre as ferramentas e sobre como construir cadeiras, construindo cadeiras.
Se você gosta desse estilo de aprendizagem eu recomendaria a você basear seus estudos em mini-projetos.
Alguns projetos que temos atualmente no mercado:
Aplicações de múltiplas páginas - MPA (back-end gerando HTML, CSS e JS e devolvendo para o navegador - é um modelo mais clássico, mas pode ser adequado para alguns tipos de aplicações/situações);
Aplicações de página única - SPA (back-end servindo dados, em geral uma API, e front-end consumindo esse serviço através de alguma lib/framework como React, Angular, Vue. Modelo mais atual de desenvolvimento de web apps);
Aplicações para dispositivos móveis (em geral tem um back-end que serve dados para a aplicação instalada no dispositivo. O front-end pode ser nativo (android kotlin/java, ios swift), multiplataforma (react native, flutter) ou híbridos;
Serviço web de propósito específico - exemplo: um back-end que fornece uma API de previsão do tempo. Outros softwares podem consumir esse serviço, fazendo integração.
Após você terminar essa trilha inicial, você pode ter como plano de estudos dois projetos, uma MPA e uma SPA
I - Para MPA você pode dedicar um tempo ao Python. Por que Python? Linguagem convidativa, fácil, gostosa de programar. Você vai ter menos dor de cabeça com sintaxe da linguagem, sobrando mais tempo para aprender outras coisas como protocolo http, banco de dados, entre outros tópicos relacionados a mpa.
Esses três cursos vão te dar uma visão geral da linguagem rapidamente:
https://cursos.alura.com.br/course/python-3-introducao-a-nova-versao-da-linguagem
https://cursos.alura.com.br/course/python-3-avancando-na-linguagem
https://cursos.alura.com.br/course/python-3-intro-orientacao-objetos
Em seguida, veja os cursos sobre Flask. Com esse framework você vai conseguir construir uma MPA.
https://cursos.alura.com.br/course/flask-rotas-templates-autenticacao
https://cursos.alura.com.br/course/flask-upload-persistencia-javascript-jquery
Tente após fazer os cursos implementar novas funcionalidades no projeto de exemplo, ou implementar um projeto do zero usando o que aprendeu.
Aqui não fique só nos cursos, tente se aprofundar nos conceitos relacionados a MPA como:
Protocolo HTTP
https://cursos.alura.com.br/course/http-fundamentos
Modelagem de banco de dados e SQL -
https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-atributo
https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-entidade-relacionamento-modelo-relacional
https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-normalizacao
https://cursos.alura.com.br/course/modelagem-banco-relacional-sql
Terminou o primeiro projeto, pode passar pro segundo? Ainda não..que tal implantar (deployar kkkk) no heroku ou em outro serviço de cloud? Além disso, publicar o projeto no seu github.
https://www.alura.com.br/artigos/heroku-vercel-outras-opcoes-cloud-plataforma
II - Em seguida você pode tentar um projeto SPA. Aqui você vai ter que lidar com dois projetos distintos: o front-end e back-end. Desafiador.
No front-end não tem como fugir do Javascript/Typescript. Pelo menos não nesse seu momento, como primeiro projeto SPA. No back-end, para criação do serviço web (uma API REST por exemplo) você pode experimentar Java usando Spring Boot (queridinho do mercado) ou C# indo para a plataforma .Net usando Asp.Core. Se você fizer o primeiro projeto da MPA e implantar em algum serviço de cloud, posta aqui os links que eu volto no tópico para te sugerir os cursos para esse segundo projeto.
Depois desses dois projetos você pode tentar reescrever a API usando outra linguagem como Kotlin. Ou criar um aplicativo móvel para consumir a API que você criou. Ou se aprofundar em alguma tecnologia que gostou.
Com relação a copiar código, sim, no começo você vai copiar muito código. O que você pode fazer é criar novos códigos usando como exemplo o código copiado. Por exemplo: se você copiou o codigo de uma função que soma dois números, escreva o código de uma função que soma três números, de outra função que multiplica dois números, de outra função que recebe um array de números e soma todos os valores.
Espero ter ajudado.