1
resposta

[Dúvida] Criando medidas com fórmula DAX

Tenho uma dúvida, nesta aula criamos medidas DAX, para gerar os percentuais por categoria e o percentual restante. Porem se eu ir em configurações de campo de valor e alterar para percentual da o mesmo resultado. Então eu não entendi muito bem, porque eu irei fazer uma medida DAX, se posso usar automaticamente esse recurso do Excel.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ei! Tudo bem, Danielle?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

É ótimo ver que você está explorando os recursos e comparando os caminhos possíveis.

Danielle, para tabelas mais simples e visões estáticas, esse recurso de alterar para percentual nativo funciona perfeitamente. Porém, criar medidas com fórmula DAX se torna indispensável por alguns motivos principais focados em inteligência e escala:

• Na reutilização do cálculo, quando você cria uma medida DAX, ela fica guardada no seu modelo de dados como uma regra fixa. Você pode arrastá-la para dez tabelas dinâmicas ou gráficos diferentes e ela sempre calculará o percentual correto automaticamente. Alterar a configuração do campo de valor só muda aquela tabela específica onde você mexeu.

• Em cálculos avançados e dinâmicos, com o DAX, você consegue criar lógicas que o botão padrão do Excel não faz. Por exemplo, calcular o percentual de vendas de uma categoria em relação a um ano específico anterior, ou fixar o total de um grupo mesmo quando o usuário aplica filtros na tela. O DAX respeita ou ignora os filtros de forma inteligente através de funções.

• E a consistência em painéis, com o recurso padrão do Excel você teria problemas para subtrair o valor automático de 100%. Com a flexibilidade do DAX, fazer operações matemáticas entre percentuais e criar novas métricas derivadas fica simples e seguro.

Em resumo, usar os recursos nativos é ótimo para análises rápidas do dia a dia, mas dominar as fórmulas DAX é o que vai te permitir construir relatórios automatizados, robustos e prontos para o Power BI no futuro.

Deu para perceber a diferença de flexibilidade que as medidas trazem para o seu modelo?

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado