3
respostas

Dúvida Conceitual quanto as exceções.

Eu fiquei com dúvida numa questão, se você tem uma exceção no código, em vez de utilizar o "try " e o "catch" não é melhor para o código você solucioná-lo de modo a evitar que tal exceção ocorra?

3 respostas

Boa tarde Luiz, tudo bem?

A meu ver, não teria como simplesmente solucionar todas as possíveis exceções no código, até por que tem coisas que simplesmente não tem como evitar o erro. Como, por exemplo: no curso de Java IO temos que pegar um arquivo é ler ele, mas se o usuário por acidente errar o caminho ao digitar? Como o programa iria procurar o arquivo? Para isso teríamos que lançar uma exceção para o usuário dizendo que o caminho está errado, para assim ele corrigir.

Viu? Não tem como assegurar tudo em nosso código, por isso utilizamos o try e o catch.

Olá Luiz! Tudo bem?

Como o Fábio comentou muito bem, as exceções nos ajudam a identificar erros que provavelmente irão ocorrer em algum momento, e nos ajudam a tratar desses erros.

Na maioria das vezes não é uma opção fazer um código que não tenha possibilidade de erros (todo sistema mais elaborado que criarmos, em algum momento terá que tratar os possíveis erros e exceções), e isso ocorre pois estamos fazendo sistemas que serão utilizados por pessoas... sempre há a possibilidade de alguém acidentalmente tentar realizar o input (inserção de dados) que não deveria, ou mesmo que tente de propósito fazer isso. É nesse momento que as exceções nos ajudam, tratando o erro e mantendo o projeto preparado para lidar com os possíveis tipos de erros que ocorreriam.

Por exemplo... imagine que criamos um sistema que deveria receber o nome de um cliente e um número inteiro... O que nos garante que nunca o usuário tentará inserir letras onde deveriam haver números, ou vice-versa? Nesse momento exceções são lançadas para impedir que o sistema siga executando com o erro que foi causado pelo usuário. Isso nos traz mais segurança para o sistema, garantindo que os possíveis erros sejam percebidos e tratados. (Esse é um exemplo bem simples de como as exceções nos ajudam a controlar possíveis erros).

Quanto a questão de usar o try e o catch, em alguns momentos você perceberá que o código te obrigará a implementar os dois e em outros momentos não. Seguindo adiante no curso você conhecerá as checked exceptions e as unchecked exceptions, que são o motivo para isso ocorrer.

Seguindo adiante no curso você entenderá cada vez mais sobre como as exceções são importantes para nosso projetos, e como vamos nos acostumando a lidar com elas.

Vou deixar abaixo algumas recomendações de pesquisa para caso você decida se aprofundar no assunto:

Se eu puder te ajudar em algo mais nesse tema, é só falar! 😄

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Acabei sendo ajudado também com essas recomendações sobre o tema.

Obrigado Guilherme!