Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Duvida comparação de Strings com e sem instanciamento

Prezados, boa noite!

Com licença, esse é o meu primeiro contato com o fórum, sou iniciante em JAVA e me deparei com a seguinte dúvida. Alguém consegue me ajudar no esclarecimento?

        String s1 = new String("fj11");
        String s2 = new String("fj11");

        if (s1 == s2) {
            System.out.println("OK");
        } else {
            System.out.println("NOK");
        }

O motivo para o código acima retornar "NOK" pra mim ficou claro com o conteúdo da aula. Portando, porque o código abaixo roda e o resultado é "OK"? Mesmo eu não declarando o instanciamento de S3 e S4, eu tenho acesso aos métodos deles, como por exemplo o EQUALS. Se String é um objeto e não um tipo primitivo, como eu posso utilizá-lo sem o instanciamento?

        String s3 = "fj11";
        String s4 = "fj11";

        if (s3 == s4) {
            System.out.println("OK");
        } else {
            System.out.println("NOK");
        }
3 respostas

E aí, Marcos! Tudo certo, cara? =)

Primeiramente, seja bem-vindo ao fórum! Rs... =)

Agora, sobre sua dúvida... Quando você instancia um objeto através do comando new, você armazenará a referência para esse objeto. Portanto, quando você realiza o código abaixo, você obtém duas instâncias diferentes de um objeto String.

String s1 = new String("fj11");
String s2 = new String("fj11");

Como os objetos são diferentes na memória, a comparação entre os dois retorna false, mesmo que os valores armazenados nos objetos sejam os mesmos, sacou?

String s3 = "fj11";
String s4 = "fj11";

Já no caso acima, quando você simplesmente atribui um valor à uma String, sem instanciá-la, é como se um objeto fosse criado e reaproveitado sempre que necessário. Dessa forma, s3 e s4 apontam para o mesmo local na memória, sacou? =)