2
respostas

[Dúvida] Como seria o comportamento ao navegar para página 3?

Olá! Primeiramente, parabéns pela aula. Fiquei curioso para saber como ficaria essa interface de paginação apresentada como exemplo quando o usuário navegasse para uma hipotética página 3, por exemplo, principalmente como ficaria a posição do botão de reticências. Olhando em outros exemplos, vi que o padrão é usar dois botões de reticências que ficam posicionados entre as extremidades da paginação, sempre posicionados entre o primeiro e o último e com as páginas mais próximas a apresentada no momento centralizadas entre as reticências. A dúvida principal é que na interface desenvolvida na aula a impressão é que tem pouco espaço para adicionar mais um botão entre os que já estão. Então fica essa minha curiosidade :)

2 respostas

Olá, Guilherme, tudo bem?

Muito obrigado pelo feedback positivo sobre a aula! Fico feliz que esteja gostando.

Sobre a sua dúvida em relação à paginação e ao comportamento da interface ao navegar para a página 3. Na interface de paginação apresentada, a ideia é que o usuário veja as páginas de forma clara e organizada, sem muitos números. Quando o usuário vai para a página 3, o esperado é:

• Página 1: Sempre visível para fácil retorno ao início.
  • Reticências: Indicam mais páginas entre a primeira e a atual.
  • Página 2: Visível ao lado da página 1.
  • Página 3: Atual página, destacada.
  • Página 4: Próxima página visível.
  • Reticências: Indicam mais páginas entre a atual e a última.
  • Última página: Sempre visível para fácil acesso ao fim.

Visualmente, seria assim:

[1] ... [2] [3] [4] ... [50]

As reticências indicam mais páginas entre as mostradas e a primeira e última. Isso mantém a interface limpa e compreensível.

Se o espaço for um problema, ajuste a quantidade de páginas visíveis. Por exemplo, se só couberem três números:

[1] ... [3] [4] [5] ... [50]

Ou, se preferir manter a página anterior visível:

[1] ... [2] [3] [4] ... [50]

O objetivo é manter a navegação intuitiva e fácil, sem sobrecarregar a interface.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Bom dia, Monalisa!

Muito obrigado por sua resposta, deu para entender bem o conceito de paginação. Mas a minha dúvida era mais sobre a construção específica do protótipo demostrado na aula mesmo. Se observar a imagem abaixo, tirada da aula, perceba que aparentemente não teria espaço para adicionar mais números/botões ao componente de navegação. A solução seria alterar esse componente? Diminuir o tamanho geral dele? Como isso alteraria o padrão definido na UI? Eu ainda estou com essa dúvida, pois se fosse implementado como está me parece que não seria funcional. Obrigado!

Tela de protótipo de paginação da aula de navegação