Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Como se manter animado na criação de jogos?

Boa tarde a todos.

Estou fazendo as formações ligadas a criação de jogos, e pretendo inicialmente seguir isso como um hobby, criando jogos e mostrando aos amigos, mas como manter a animação diante de tanta complexidade. Digo isso do ponto de vista de querer fazer um jogo sozinho, e ter ideias que parecem complexas demais para serem realizadas como um primeiro projeto.

Até o momento a primeira solução que me veio a mente foi começar criando jogos mais simples, para ir aprendendo, mas sempre mais próximo do jogo que tenho em mente.

Se alguém tiver outras dicas, e quiser compartilhar, seria de grande ajuda.

1 resposta
solução!

Oi João, tudo bem com você?

Entendo perfeitamente a sua situação. Manter a animação durante a criação de jogos, especialmente quando estamos começando, pode ser um desafio. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a manter o entusiasmo:

  1. Divida seu projeto em partes menores: Em vez de tentar criar um jogo completo de uma vez, divida-o em partes menores e mais gerenciáveis. Por exemplo, comece criando um personagem que se move, depois adicione colisões, e assim por diante. Isso te dará um senso de progresso constante.

  2. Estabeleça metas realistas: Defina metas pequenas e alcançáveis para cada sessão de trabalho. Isso pode ser algo simples como "hoje vou implementar o movimento do personagem" ou "vou criar a tela inicial do jogo". Cada pequena conquista vai te dar um impulso de motivação.

  3. Procure inspiração: Jogue outros jogos, participe de comunidades online de desenvolvedores de jogos, assista a tutoriais e leia artigos sobre desenvolvimento de jogos. Isso pode te dar novas ideias e técnicas que você pode aplicar no seu projeto.

  4. Mostre seu progresso: Compartilhe seu progresso com amigos ou em fóruns online. O feedback positivo e o apoio da comunidade podem ser muito motivadores.

  5. Mantenha um equilíbrio: Não se sobrecarregue. Lembre-se de fazer pausas e de equilibrar o tempo dedicado ao desenvolvimento do jogo com outras atividades que você gosta.

  6. Aprenda a gostar do processo: Tente apreciar cada etapa do desenvolvimento, mesmo as partes mais desafiadoras. Cada problema resolvido é uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

  7. Use ferramentas e recursos disponíveis: Existem muitas ferramentas e recursos que podem facilitar o desenvolvimento de jogos, como motores de jogo (Unity, Unreal Engine), bibliotecas de arte e som, e tutoriais online. Aproveite esses recursos para tornar o processo mais fácil e agradável.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudo!