2
respostas

[Dúvida] Como posso escrever uma boa carta ao campeão que seja clara, profissional e ajude a alinhar os próximos passos com o cliente?

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou na parte do curso que fala sobre como usar a esfera de influência na venda e como criar a carta ao campeão, e fiquei com algumas dúvidas sobre como aplicar isso no dia a dia.

Eu entendi que a carta ao campeão é basicamente um e-mail onde a gente resume o que foi conversado com o cliente, as necessidades levantadas, metas, orçamento, próximos passos, etc. Mas ainda estou com dificuldade em entender como escrever isso de forma clara e profissional.

Minhas dúvidas são:

Existe uma estrutura ideal para essa carta?

O que é indispensável incluir?

Vocês costumam usar e-mail mesmo ou algum tipo de documento mais formal?

Como garantir que isso realmente ajude a manter o processo alinhado com o cliente?

2 respostas

Olá Roger! A "carta ao campeão" (ou champion letter) é uma ferramenta poderosa justamente porque ajuda a manter o alinhamento e dá ao seu "campeão" (dentro da empresa do cliente) o material necessário para vender sua solução internamente. Aqui vai um modelo de estrutura simples e eficaz:

Assunto do e-mail: resumo da nossa conversa + próximos passos

Abertura cordial e contextualização Olá (Nome do cliente), Foi um prazer conversar com você hoje. Conforme nossa reunião, gostaria de resumir os principais pontos discutidos para garantir que estamos alinhados e facilitar o avanço do processo.

Resumo das necessidades e desafios Entendi que vocês estão buscando (desafio principal), especialmente por conta de (causas/motivações). As principais metas mencionadas foram: (Meta 1), (Meta 2), (Meta 3).

Solução proposta Com base nisso, acreditamos que a nossa solução pode ajudar especialmente ao: (Benefício direto 1), (Benefício direto 2), (Diferencial relevante da solução).

Orçamento / Condições O investimento estimado para essa solução é de (valor, se aplicável), com possibilidade de (detalhes sobre planos, pacotes, descontos, se já discutido).

Próximos passos combinados Conforme alinhado, os próximos passos seriam: (Apresentar a proposta para o time interno), (Agendar nova reunião com a área técnica/financeira,(Envio de proposta formal até sexta-feira).

Encerramento com reforço positivo Me avise se algo parecer fora do esperado. Estou à disposição para ajustar qualquer ponto e apoiar você na apresentação interna. Conte comigo!

Abraços, (Seus dados de contato ou assinatura de e-mail).

O que é indispensável incluir? Acho que pontos essenciais são:

Resumo claro das dores e objetivos do cliente;

Como sua solução ajuda com isso (sem ser um pitch genérico);

Próximos passos claros e com responsáveis ou prazos, se possível;

Tom amistoso, mas profissional;

Abertura para correções (demonstra flexibilidade e escuta).

E-mail ou documento formal? Acho que usar e-mail sempre que possível é mais ágil; é mais fácil de o campeão encaminhar internamente; evita burocracia desnecessária. Você só usaria um documento formal (ex: PDF com logo, formatação, etc.) se o cliente explicitamente solicitar ou se estiver em uma fase muito avançada e quiser impressionar mais com um material visual.

Para garantir que essa carta ajude de verdade, escreva pensando no que o campeão precisa para “vender você” internamente. Seja claro, objetivo e personalizado. Sempre pergunte se algo precisa ser ajustado — isso gera mais confiança e abre espaço para feedback.