Olá Roger!
A "carta ao campeão" (ou champion letter) é uma ferramenta poderosa justamente porque ajuda a manter o alinhamento e dá ao seu "campeão" (dentro da empresa do cliente) o material necessário para vender sua solução internamente.
Aqui vai um modelo de estrutura simples e eficaz:
Assunto do e-mail: resumo da nossa conversa + próximos passos
Abertura cordial e contextualização
Olá (Nome do cliente),
Foi um prazer conversar com você hoje. Conforme nossa reunião, gostaria de resumir os principais pontos discutidos para garantir que estamos alinhados e facilitar o avanço do processo.
Resumo das necessidades e desafios
Entendi que vocês estão buscando (desafio principal), especialmente por conta de (causas/motivações). As principais metas mencionadas foram:
(Meta 1), (Meta 2), (Meta 3).
Solução proposta
Com base nisso, acreditamos que a nossa solução pode ajudar especialmente ao: (Benefício direto 1), (Benefício direto 2), (Diferencial relevante da solução).
Orçamento / Condições
O investimento estimado para essa solução é de (valor, se aplicável), com possibilidade de (detalhes sobre planos, pacotes, descontos, se já discutido).
Próximos passos combinados
Conforme alinhado, os próximos passos seriam: (Apresentar a proposta para o time interno), (Agendar nova reunião com a área técnica/financeira,(Envio de proposta formal até sexta-feira).
Encerramento com reforço positivo
Me avise se algo parecer fora do esperado. Estou à disposição para ajustar qualquer ponto e apoiar você na apresentação interna.
Conte comigo!
Abraços, (Seus dados de contato ou assinatura de e-mail).
O que é indispensável incluir? Acho que pontos essenciais são:
Resumo claro das dores e objetivos do cliente;
Como sua solução ajuda com isso (sem ser um pitch genérico);
Próximos passos claros e com responsáveis ou prazos, se possível;
Tom amistoso, mas profissional;
Abertura para correções (demonstra flexibilidade e escuta).