1
resposta

[Dúvida] Como ficaria o método PUT de livro caso eu queira adicionar o autor?

No final do curso, a instrutora ensina como alterar o método POST de livros, para que a propriedade autor seja incluida. Porém gostaria de saber como o método PUT ficaria caso eu já tenha algum livro adicionado que não tenha a propriedade autor, e eu queira adicionar ela nesse livro.

1 resposta

Olá, Nathalia! Como vai?

Primeiro, é importante lembrar que o método PUT é usado para atualizar um recurso existente. Então, para adicionar a propriedade autor a um livro já existente, você precisará recuperar o livro, adicionar a propriedade autor e, em seguida, atualizar o livro.

Aqui está um exemplo de como você poderia fazer isso:

app.put('/livros/:id', (req, res) => {
    // Recupera o livro pelo ID
    const livro = livros.find(livro => livro.id === req.params.id);

    // Se o livro não for encontrado, retorna um erro
    if (!livro) return res.status(404).send('Livro não encontrado.');

    // Adiciona a propriedade autor ao livro
    livro.autor = req.body.autor;

    // Salva o livro atualizado
    res.send(livro);
});

Nesse código, o método PUT é usado para atualizar um livro com um ID específico. A função find é usada para recuperar o livro pelo ID. Se o livro não for encontrado, um erro é retornado. Se o livro for encontrado, a propriedade autor é adicionada ao livro e o livro atualizado é salvo.

Lembre-se de que este é apenas um exemplo simplificado. Em um cenário real, você provavelmente precisará adicionar validação e tratamento de erros mais robustos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software