Cara, sinceramente eu não vejo o instagram como uma plataforma legal para divulgar edição de vídeo. Acho que a melhor plataforma para isso é o vímeo e a segunda melhor é o youtube. Claro que isso depende de uma análise dos seus clientes e só você irá saber a melhor forma de se divulgar.
Sobre valores. Isso é uma dúvida que todo mundo tem quando está começando. Existe muito conteúdo por aí sobre como precificar seu trabalho, mas sinceramente, só a experiência vai fazer você ter certeza do que cobrar e você precisa ter em mente que cada profissional tem um valor. Eu também acho válido que você não dê ouvidos a opiniões de redes sociais nesse momento. Em redes sociais existem muitas opiniões controversas, tanto de profissionais renomados quanto de profissionais frustrados (não dá para saber quem é quem), o importante no começo é pegar trabalho para ganhar experiência. Quando você alcançar uma estabilidade com essa carreira, talvez seja o momento de começar a olhar para esse lado da comunidade imprimindo sua própria experiência em toda informação que encontrar.
Ainda sobre este assunto, gostaria de falar sobre preço e valor. Existe aquela tríade do BOM, RÁPIDO e BARATO:
- O trabalho BOM feito RÁPIDO é CARO
- O trabalho BOM feito DEVAGAR tem preço MEDIO
- O trabalho MEDIOCRE feito RAPIDO tem preço MEDIO
- O trabalho MEDIOCRE feito DEVAGAR é BARATO
Ao olhar com honestidade para o seu próprio trabalho e pensar no tempo que leva para ele ser feito, se pergunte onde ele se enquadra.
Os clientes não vão analisar seu esforço para te contratar, vão analisar sua entrega. Até por que, se você fosse contratar um editor, escolheria o melhor que você pode pagar. Provavelmente procuraria alguém experiente que faz um ótimo trabalho e entrega muito rápido, não é mesmo?
Resumindo: Aconselho que você faça uma autoanálise do seu trabalho e aceite alguns riscos. Haverão trabalhos que você vai acabar cobrando pouco e vai aprender com isso, também haverão trabalhos em que você vai acabar cobrando muito e não vai pegar o cliente. Isso é normal e só assim você vai aprender a precificar seu trabalho de verdade. O que estou dizendo pode parecer um pouco desanimador, eu sei, mas garanto que é um ponto de vista bem honesto e que esse sacrifício vale muito a pena.
Sobre seu portfólio. O trabalho está muito bom de modo geral. Mas vou deixar alguns apontamentos para melhoria, ok?
- Não precisa escrever no título do vídeo que ele é um exercício. As pessoas que vão te contratar querem ver qualidade, não importa se o projeto foi um trabalho, ou um estudo.
- No vídeo do energético. Em 0:58 o céu por trás do logo está muito claro, daí não é possível enxergar com clareza as partes brancas do logo. Recomendo que você mude aquele footage ou diminua a exposição dele.
- No vídeo de Jiu-jitsu, em 0:42 dá para perceber que a música acabou e começou de novo, isso não é legal, passa uma sensação de amadorismo. Seria interessante fazer uma mixagem ali para esconder o corte da música.
- No mesmo vídeo em 0:19 acho que seria melhor mudar o design daquele texto ( Não gostei das cores, nem da fonte). No começo do vídeo você abre com um texto branco numa fonte sem serifa e aquilo está muito legal, Mas no outro texto o design não segue a mesma identidade visual. Dessa forma, o vídeo fica com uma direção de arte incoerente, entende? Deixar os dois textos na mesma linha de arte vai agregar mais profissionalismo ao seu trabalho.
Além disso, eu diria para você montar um portfólio de reels e stories antes de montar esses pacotes com preço definido, vai ser mais fácil conseguir clientes mostrando um trabalho que eles querem comprar, entende?
Não sei se você já ouviu falar sobre isso em algum curso, mas a edição para reels e stories precisa ser bem dinâmica, com ritmo mais acelerado. Isso por que nas redes sociais o expectador tem muita facilidade de passar para o próximo vídeo, dai é interessante colocar mais informação em pouco tempo para manter a pessoa presa, principalmente no começo do vídeo.
Vou deixar dois exemplos de Reels que produzi recentemente:
https://www.instagram.com/reel/Ci0D7h5AoeL/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/reel/ClUETmcgi9u/?utm_source=ig_web_copy_link
Muito em breve acontecerá o lançamento de um curso de premiere focado em ritmo de edição. Pensando nessa linha que você pretende seguir, recomendo muito que você o faça. Dá uma olhadinha no projeto que vamos fazer nesse curso:
https://www.youtube.com/watch?v=2vGpND-6wek
Nesse curso você irá produzir o mesmo vídeo na horizontal, na vertical e quadrado. Isso é interessante demais para o portfólio. Agrega muito valor aos olhos de quem contrata.