Oi, Décio, tudo bem?
O primeiro passo para convencer outras empresas a participarem do benchmarking é mostrar os benefícios que essa prática pode trazer. Uma forma de fazer isso é apresentando casos de sucesso de empresas que já utilizaram o benchmarking e obtiveram resultados positivos. Além disso, é importante ressaltar que o benchmarking não é uma competição, mas uma oportunidade para aprender e melhorar.
Outro ponto importante é a escolha do tipo de benchmarking. No caso de empresas que possam ter "medo da concorrência", o benchmarking colaborativo pode ser uma boa opção. Nesse tipo de benchmarking, as empresas participantes colaboram entre si para identificar as melhores práticas e implementá-las em suas operações. Isso pode ajudar a criar um ambiente de confiança e cooperação, ao invés de competição.
Por exemplo, duas empresas do mesmo setor, mas de diferentes regiões, podem compartilhar suas práticas de gestão de RH sem medo de criar uma concorrência direta. Ambas podem aprender uma com a outra e aplicar as melhores práticas em seus próprios negócios.
Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, conte com o fórum. Abraços!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!