No curso de PHP reativo da Alura eu tinha entendio que programacao não bloqueante era enviar diversas requests para N servidores diferentes ao mesmo tempo, em um processo sincrono por exemplo, a API iria fazer uma request, e aguardar o response para fazer outra request, e em um processo assincrono com programação não bloqueante, enquanto uma request é feita, outra já está sendo feita também, mesmo sem a resposta da primeira...
Mas no projeto desse curso nós não fizemos diversas chamadas em diferentes APIs, nós fizemos integração com 1 request apenas, e temos escritas no banco de dados, mas ambas essas operações são chamadas de não bloqueantes e não consegui entender COMO
Eu entendo que as leituras do banco são não bloqueantes por causa do uso de SSE e event streaming, porque esses endpoints não bloqueiam, eles fazem uma comunicação unilateral em tempo real
Mas eu não consegui entender como a as escritas no banco de dados e as requests para a API externa não são sincronas, não faz sentido, pois não estamos enviando a request e dando continuidade no processamento, estamos fazendo integração e aguardando a resposta para retornar para a API