Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Cardinalidade Cliente - Pedido

Minha dúvida é a seguinte:

Porque a cardinalidade máxima em cliente não é n?

Como eu pensei: "n pedidos podem ser feitos por n clientes, uma vez que um e-commerce tem varios clientes cadastrados"

Como imaginei que seria

5 respostas

Oii, Mário! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar sua observação, é interessante pontuar que como cada negócio que está sendo analisado possui suas próprias regras, pode surgir diferentes perspectivas e entendimentos.

Tendo a aula como base, a cardinalidade máxima em cliente não é "n" porque ela representa o número máximo de relacionamentos que um cliente pode ter com a entidade relacionada, no caso, o pedido. Então um cliente pode fazer vários pedidos, mas a cardinalidade máxima não será "n", pois um pedido pode ser feito por um cliente.

Para exemplificar, imagine que um cliente tenha feito 1 pedido que gerou um código determinado. Esse pedido pode ser feito apenas 1 por cliente, ou seja, feito somente uma vez.

Para complementar seus estudos indico esse tópico, respondido pelo Instrutor, sobre esse mesmo tema.

E conforme os seus estudos forem evoluindo, o tema vai ficar mais fácil de compreender e conte com a Alura para evoluir nos estudos!

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ainda não entendi.

Segue trecho da transcrição do vídeo:

[05:26] Voltando aqui, já pensamos na cardinalidade mínima, agora vamos pensar na máxima? Então 1 cliente, pode fazer N pedidos? Sim, inclusive o e-commerce vai amar, se um cliente faz muitos pedidos, e muitos pedidos podem ser feito por um cliente? Também claro, então o que eu posso alterar aqui? Aqui vou deixar, na verdade, na cardinalidade máxima dele 1, então aqui eu vou deixar 1 e aqui eu vou deixar N, e olha só sempre é legal fazermos o caminho de ida e o caminho de volta para ver se está fazendo sentido, um cliente pode fazer N pedidos e N pedidos podem ser feitos por um cliente, então vamos deixar a cardinalidade dessa maneira.

Coloquei em negrito a parte que ele pergunta "muitos pedidos podem ser feito por um cliente?". E a minha dúvida é justamente aqui: porque essa pergunta não foi: "muitos pedidos podem ser feitos por muitos clientes?"

solução!

Oii, Mário!

Sinto muito por não ter sido tão clara em minha resposta.

Para ilustrar um pouco melhor a explicação, suponhamos que você tenha um e-commerce e nele há vários clientes fazendo diversos pedidos, cada cliente poderá fazer vários pedidos, não há limitação de pedidos para cada cliente. Sendo assim, a cardinalidade máxima de cliente em relação a pedidos será ”n”.

Print de uma imagem mostrando a cardinalidade "n"

Um cliente, ao gerar um pedido ele gera um id único para esse pedido. Cada pedido tem informações específicas como horário, produtos e o id. Note que com o id único não terá a possibilidade de duplicata desse pedido, ele terá apenas um “dono”, não há como esse pedido ser de dois clientes. Portanto, a cardinalidade máxima do pedido em relação à cliente será 1.

Print da imagem mostrando a cardinalidade "1"

Em resumo, um pedido que contém um id só pode ser gerado por um cliente durante a compra.

Espero ter te ajudado, Mário!

Agora entendi! Obrigado!!

Fiico feliz que tenha entendido, Mário!

Te desejo sucesso e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software