Minha dúvida é a seguinte:
Porque a cardinalidade máxima em cliente não é n?
Como eu pensei: "n pedidos podem ser feitos por n clientes, uma vez que um e-commerce tem varios clientes cadastrados"
Minha dúvida é a seguinte:
Porque a cardinalidade máxima em cliente não é n?
Como eu pensei: "n pedidos podem ser feitos por n clientes, uma vez que um e-commerce tem varios clientes cadastrados"
Oii, Mário! Tudo bem?
Agradeço por compartilhar sua observação, é interessante pontuar que como cada negócio que está sendo analisado possui suas próprias regras, pode surgir diferentes perspectivas e entendimentos.
Tendo a aula como base, a cardinalidade máxima em cliente não é "n" porque ela representa o número máximo de relacionamentos que um cliente pode ter com a entidade relacionada, no caso, o pedido. Então um cliente pode fazer vários pedidos, mas a cardinalidade máxima não será "n", pois um pedido pode ser feito por um cliente.
Para exemplificar, imagine que um cliente tenha feito 1 pedido que gerou um código determinado. Esse pedido pode ser feito apenas 1 por cliente, ou seja, feito somente uma vez.
Para complementar seus estudos indico esse tópico, respondido pelo Instrutor, sobre esse mesmo tema.
E conforme os seus estudos forem evoluindo, o tema vai ficar mais fácil de compreender e conte com a Alura para evoluir nos estudos!
Espero ter ajudado a entender melhor.
Bons estudos!
Ainda não entendi.
Segue trecho da transcrição do vídeo:
[05:26] Voltando aqui, já pensamos na cardinalidade mínima, agora vamos pensar na máxima? Então 1 cliente, pode fazer N pedidos? Sim, inclusive o e-commerce vai amar, se um cliente faz muitos pedidos, e muitos pedidos podem ser feito por um cliente? Também claro, então o que eu posso alterar aqui? Aqui vou deixar, na verdade, na cardinalidade máxima dele 1, então aqui eu vou deixar 1 e aqui eu vou deixar N, e olha só sempre é legal fazermos o caminho de ida e o caminho de volta para ver se está fazendo sentido, um cliente pode fazer N pedidos e N pedidos podem ser feitos por um cliente, então vamos deixar a cardinalidade dessa maneira.
Coloquei em negrito a parte que ele pergunta "muitos pedidos podem ser feito por um cliente?". E a minha dúvida é justamente aqui: porque essa pergunta não foi: "muitos pedidos podem ser feitos por muitos clientes?"
Oii, Mário!
Sinto muito por não ter sido tão clara em minha resposta.
Para ilustrar um pouco melhor a explicação, suponhamos que você tenha um e-commerce e nele há vários clientes fazendo diversos pedidos, cada cliente poderá fazer vários pedidos, não há limitação de pedidos para cada cliente. Sendo assim, a cardinalidade máxima de cliente em relação a pedidos será ”n”.
Um cliente, ao gerar um pedido ele gera um id único para esse pedido. Cada pedido tem informações específicas como horário, produtos e o id. Note que com o id único não terá a possibilidade de duplicata desse pedido, ele terá apenas um “dono”, não há como esse pedido ser de dois clientes. Portanto, a cardinalidade máxima do pedido em relação à cliente será 1.
Em resumo, um pedido que contém um id só pode ser gerado por um cliente durante a compra.
Espero ter te ajudado, Mário!
Agora entendi! Obrigado!!
Fiico feliz que tenha entendido, Mário!
Te desejo sucesso e bons estudos!