Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Algumas dúvidas em relação as perguntas feitas para análise da cardinalidade.

As duas perguntas que foram feitas na cardinalidade máxima entre Cliente e Pedido foram "Um cliente pode fazer N pedidos?" e "Muitos pedidos podem ser feitos por um cliente?", eu achei que essas duas perguntas representam somente um lado da relação, que é a quantidade de pedidos que podem ser feitos por um cliente, porém eu pensei que a uma das perguntas seria "Um pedido poderia ser feito por mais de um cliente?", e assim nesse caso eu acredito que não, pois pelo que eu consigo imaginar, um pedido só pode ter/ser feito por um cliente. Este pensamento também estaria correto? Não consegui entender os dois lados da pergunta feita no video, queria saber se mais alguém pensa assim, e talvez, o que eu esteja vizualizando de forma errada.

E também na parte da relação entre Livro e Pedido, não poderiam ter livros que ainda não possuiam nenhum pedido relacionados à eles, neste caso, livros que ainda não iniciaram as vendas, ou que ainda não tiveram saída?

Obrigado antecipadamente.

1 resposta
solução!

Olá Thalles!

Tudo bem?

Esse assunto da cardinalidade realmente não é tão intuitivo, e há várias formas de interpretar uma relação, já que cada pessoa pode ter uma visão diferente e cada negócio possui a sua própria regra. Dito isto, é muito legal essa troca de interpretações e visões para que possamos solidifcar esse conhecimento.

Vamos analisar a ligação entre pedido e cliente. De fato, quando vamos pensar na cardinalidade escolhemos a ordem, ou seja, a "primeira" entidade, o verbo de ligação, e por fim a outra entidade. Quando fazemos o caminho de volta procuramos seguir o mesmo raciocínio. Quando você pergunta se "Um pedido poderia ser feito por mais de um cliente?" eu também concordo que não. Porém, no nosso DER percebemos que isso não está sendo dito, já que a cardinalidade máxima da entidade cliente é igual a 1. Ou seja, não conseguimos interpretar que 1 pedido será feito por N clientes.

Ficou claro?

Em relação a ligação entre livros e pedidos, também concordo contigo que pode existir um livro que ainda não está em um pedido. Mas, na nossa modelagem, nós estamos focando na relação de venda, ou seja, extritamente entre o pedido e o livro. Nesse caso específico tem sentido deixarmos a cardinalidade mínima como 1 mesmo.

Concorda comigo? Se não, vamo continuar argumentando aqui nos comentários, =).

Abraços e parabéns pela dedicação!