1
resposta

[Dúvida] Capital de giro no cálculo do caixa do mês seguinte

Não deveria considerar o capital de giro ao calcular o caixa inicial do mês seguinte, ao invés da variação do capital de giro? Pois entendo que o caixa é a soma do saldo inicial do caixa anterior mais as variações do mês (no caso do primeiro mês, é o próprio capital de giro). Portanto, no início do segundo mês, o total de dinheiro em caixa seria os 50.000,00 mais os 30.000,00 gerados no primeiro mês, total de 80.000,00. Dessa forma, iniciaríamos o segundo mês com 80.000,00 em caixa, e o capital de giro do segundo mês seria 61.500,00; portanto, iniciaríamos o terceiro mês com 141.500,00 em caixa.

Meu raciocínio está correto quanto ao cálculo do caixa, ou há algo que não estou vendo corretamente?

1 resposta

Oi, Fernando, tudo bom?

Quebrei a cabeça aqui para entender os conceitos e acredito que você esteja certo. Nos cálculos do instrutor é desconsiderado o caixa no início do mês e em todo lugar que procurei a variação do capital de giro serve para planejamento financeiro, análise de risco, verificação de tendências etc, mas não dentro de um cálculo de caixa... Eu entrei em contato com o instrutor para ele nos ajudar nessa.

Obrigado pela paciência.

Abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software