Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Calculando as Frequências - Data Analysis

Olá, bom dia. No módulo de Histograma (Aula 03), o professor ensina a calcular a frequênca absoluta e relativa. Logo após, surge um exercício com a mesma proposta de cálculo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A frequência absoluta da turma 1 - A tem como resultado o número 7. A frequência relativa se dá pela divisão da frequência absoluta pelo total.

Porém, o número 5 (Frequência absoluta do mês de Março) foi divido pelo número 52 (total de faltas do mês de Maio) e isso acabou me gerando uma dúvida.

Na aula anterior ao exercício, o professor mostra apenas uma frequência absoluta e a divide pelo total de toda a tabela, e no caso desse exercício, existem duas frequências absolutas (uma do mês de Março e outra do mês de Maio) e eu não sabia por qual dividir.

Imagem da aula anterior:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Gostaria de saber se é possível existir mais de uma frequência absoluta e no caso do exercício que há uma pra cada mês, queria saber por qual motivo o número do mês de março (7) não foi utilizado no cálculo de frequência relativa.

1 resposta
solução!

E aí, Bruno! Beleza?

Entendi sua confusão, man. É o seguinte: geralmente, a frequência relativa é calculada dividindo a frequência absoluta de uma categoria pelo total de observações. Parece que a parada do mês de Março (7) não foi usada porque o cálculo da frequência relativa tá sendo feito só pro mês de Maio (número 5).

Na aula anterior, rolou um exemplo com uma única frequência absoluta dividida pelo total de toda a tabela. No exercício, como tem dados separados por mês, rola calcular a frequência relativa pra cada mês individualmente. Então, no caso desse exercício, você divide a frequência do mês de Maio pelo total desse mês, e a do mês de Março pelo total de Março, saca?

Então... é possível ter mais de uma frequência absoluta, especialmente quando tá lidando com dados divididos em categorias diferentes, como meses. Cada categoria tem sua própria frequência absoluta e você calcula a relativa em relação ao total dessa categoria.

Espero que isso ajude a clarear a parada! Se tiver mais dúvidas, tamo aqui.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software