Boa tarde Elisângela! Tudo bem?
Respondendo suas dúvidas:
- O ideal é não chegarmos no nível de ter muitas classes fazendo muitas coisas, a melhor prática é ir fazendo e, assim que encontrar alguma abstração, já fazê-la para evitar problemas futuros. Porém, nem sempre isso acontece no mundo real, e não há como fugir tanto da leitura do código para ver o que pode ser reutilizado. Essa dica do instrutor geralmente salva muito ao debugar um projeto. Geralmente, temos várias classes relacionadas e o
metodoA
da classe A chama o metodoB
da classe B, e assim por diante. Dessa forma, o erro pode estar lá na classe J e vamos clicando nessas chamadas de métodos até encontrar o problema de verdade, fazendo um "rastreamento". - Aulas sobre debug não estão na plataforma, mas no curso Java Exceções é mostrado como usar a funcionalidade de debug do Eclipse.
- Existem várias estratégias pra fazer o que você perguntou, não vou me estender aqui pra não escrever um livro, hahaha. Temos uma formação que aborda esse assunto: Formação Arquitetura e Design de Projetos Java. Recomendo assistir principalmente as partes 1 e 2, que abordam a parte de refatoração de código.
Espero ter ajudado! Caso o exemplo que dei na primeira pergunta não tenha ficado tão claro, comente aqui que posso te enviar um projeto prático pra entender melhor. Qualquer outra dúvida, fique à vontade pra enviar aqui no fórum, estou à disposição!
Abraços e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!