Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Buscar referencias

Bom dia,

No vídeo 03 - Conta Corrente e Poupança, o instrutor demonstra que podemos clicar no método transfere() e somos automaticamente redirecionados para onde ele está localizado, na classe Conta.

Em um código real grande e cheio de classes:

  1. Como podemos fazer para mapear todos os métodos existentes, e ter capacidade para identificar o que podemos de fato reutilizar / sobrescrever?
  2. Temos aulas/cursos especificas sobre debug de código?
  3. Quais dicas posso obter, sobre como mapear / rastrear / identificar / debugar um projeto real, que não conheço e precisa de manutenção?

Grata,

1 resposta
solução!

Boa tarde Elisângela! Tudo bem?

Respondendo suas dúvidas:

  1. O ideal é não chegarmos no nível de ter muitas classes fazendo muitas coisas, a melhor prática é ir fazendo e, assim que encontrar alguma abstração, já fazê-la para evitar problemas futuros. Porém, nem sempre isso acontece no mundo real, e não há como fugir tanto da leitura do código para ver o que pode ser reutilizado. Essa dica do instrutor geralmente salva muito ao debugar um projeto. Geralmente, temos várias classes relacionadas e o metodoA da classe A chama o metodoB da classe B, e assim por diante. Dessa forma, o erro pode estar lá na classe J e vamos clicando nessas chamadas de métodos até encontrar o problema de verdade, fazendo um "rastreamento".
  2. Aulas sobre debug não estão na plataforma, mas no curso Java Exceções é mostrado como usar a funcionalidade de debug do Eclipse.
  3. Existem várias estratégias pra fazer o que você perguntou, não vou me estender aqui pra não escrever um livro, hahaha. Temos uma formação que aborda esse assunto: Formação Arquitetura e Design de Projetos Java. Recomendo assistir principalmente as partes 1 e 2, que abordam a parte de refatoração de código.

Espero ter ajudado! Caso o exemplo que dei na primeira pergunta não tenha ficado tão claro, comente aqui que posso te enviar um projeto prático pra entender melhor. Qualquer outra dúvida, fique à vontade pra enviar aqui no fórum, estou à disposição!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software