Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Build.gradle kotlin vs groovy

Bom dia a todos

Essa dúvida foge um pouco ao tema do curso, mas eu tive ela quando eu fui criar meu projeto próprio. Na hora de escolher a linguagem do Build.gradle, o Android recomenda que ele seja em Kotlin ao invés de ser em Groovy, comumente utilizado nos cursos da Alura.

Android recomenda  na hora de criar um projeto novo que o Build.gradle seja em Kotlin ao invés de ser em Groovy

E eu fui dar uma olhada na documentação do android, e ele diz que Kotlin tem uma integração melhor com a IDE (Android Studio) e tem um tempo de compilação para checagem menor.

Mas ao mesmo tempo, também diz que builds usando Kotlin tendem ser mais lentos do aqueles que usam Groovy.

Eu queria saber, se realmente o uso do Kotlin na linguagem da build é melhor que o Groovy?

Ps: me surgiu essa dúvida porque todos os cursos de android aqui da alura tem a preferência em utilizar o Groovy

1 resposta
solução!

Oi Murilo, tudo bem?

A escolha entre Kotlin e Groovy para o arquivo build.gradle pode depender de vários fatores.

O Android Studio e o Google têm incentivado o uso do Kotlin, e isso inclui o script de build (build.gradle). Isso ocorre porque o Kotlin oferece uma sintaxe mais concisa, uma integração melhor com o Android Studio e um tempo de compilação mais rápido para a checagem de tipos.

No entanto, como você mencionou, a documentação também aponta que os builds usando Kotlin podem ser mais lentos do que aqueles que usam Groovy. Isso pode ser um fator decisivo para projetos maiores, onde o tempo de build pode ser uma preocupação.

Além disso, a maioria dos exemplos e tutoriais disponíveis atualmente ainda usam Groovy, então pode ser mais fácil encontrar ajuda ou referências se você continuar usando Groovy.

No final das contas, a escolha entre Kotlin e Groovy para o build.gradle pode depender das suas necessidades específicas. Se você está confortável com Kotlin e prefere a melhor integração com o Android Studio, pode ser uma boa ideia migrar para o Kotlin. Mas se o tempo de build é uma preocupação para você, ou se você prefere ficar com a linguagem que é mais comumente usada em exemplos e tutoriais, então o Groovy pode ser a melhor escolha.

Um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software