Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] base.html na pasta de partials é uma boa prática?

Opa, já que consegui resolver o problema que eu estava antes, queria aproveitar pra tirar uma dúvida.

Já que eu consegui acabar com os conflitos do bootstrap e não precisarei ter dois base.html diferentes pra cada App, estarei usando o mesmo arquivo como base para todos os templates do projeto. Porém, eu pensei que os templates do app usuarios estar tendo que puxar uma base da pasta do app galeria é uma má prática, então quis deixar em um diretório mais geral. Como todas as partials do App galeria também são utilizadas no app usuarios, resolvi mover essa pasta para ficar ao lado das pastas dos apps, deixando somente uma pasta de partials exclusiva para o usuarios (por conta dos formulários). Assim, pensei que a nova pasta partials seria a ideal para deixar o arquivo base.html, da seguinte forma:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Assim minha dúvida é se essa é realmente a melhor forma de solucionar o desafio proposto pelo Bruno, se eu deveria criar uma pasta somente para a base ou se deveria mante-lá na pasta de galeria?

1 resposta
solução!

Oi, Daniel! Tudo bem?

Sua abordagem em reorganizar a estrutura de diretórios para que o arquivo base.html fique em um local mais geral é uma boa prática, sim. Isso porque, ao colocar o base.html em uma pasta acessível por todos os apps, você está promovendo a reutilização e a DRY (Don't Repeat Yourself) - que são princípios importantes no desenvolvimento de software.

A ideia de ter uma pasta partials ao lado das pastas dos apps é interessante e alinha-se com a sugestão do exercício, que é ter uma pasta exclusiva para os partials dentro do pacote templates. Isso facilita a manutenção e a compreensão do projeto, pois fica claro que os partials são elementos compartilhados entre diferentes partes da aplicação.

Quanto à sua dúvida sobre manter o base.html na pasta de galeria ou movê-lo para a nova pasta partials, a resposta depende de como você está utilizando este arquivo. Se o base.html é usado por todos os apps e não contém elementos específicos de um app em particular, faz sentido movê-lo para a pasta partials ou até mesmo criar uma pasta chamada base ou common para armazenar templates comuns a toda a aplicação. Isso facilita a localização do arquivo base.html por outros desenvolvedores e mantém a organização do projeto.

Em resumo, a estrutura que você propôs parece ser uma solução adequada para o desafio proposto pelo Bruno. Ajustar a estrutura de diretórios para que os elementos compartilhados fiquem em locais acessíveis e lógicos é uma boa prática no desenvolvimento de projetos Django.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software