1
resposta

[Dúvida] Aplicação prática

Olá, tenho uma dúvida sob uma demanda prática.

Tenho duas planilhas, uma com registros de saída de estoque, vinda do setor financeiro e outra com registros de controle operacional. Ambas fazem referências a valores de pedidos enviados à clientes.

Seguindo uma linha similar ao que foi apresentado em vídeo, resolvi comparar pelo Centro de Custo, que consta em ambas as planilhas, para verificar se o valor que consta na saída de estoque é o mesmo informado pelo setor operacional. Notei que ao utilizar essa linha, o cálculo soma todos os valores que constam na planilha de controle operacional, e não faz a separação por mês.

Fiz a coluna calculada na tabela do financeiro, para puxar a informação da tabela do setor operacional.

Minha dúvida é se eu preciso fazer uma variável para verificar o mês em questão, além do centro de custo, e como faria para retorná-la junto com o filtro de centro de custo já feito.

Abaixo o código que usei.

Valor Informado Operacional = 
VAR MES_ATUAL = 'Saída_de_Estoque'[Referência]
VAR TABELA_MESES = FILTER('Insumos','Insumos'[Referência]=MES_ATUAL)
RETURN
COUNTROWS(TABELA_MESES)
1 resposta

Oie, Daniel! Tudo bem?

A utilização de variáveis como você fez é útil para controlar os meses, mas, para aplicar o filtro de mês com o centro de custo, teste combinar a função FILTER com CALCULATE. Para filtrar os registros por ambos os critérios com precisão. Outra sugestão é usar a função ALL, para desconsiderar alguns filtros aplicados previamente quando houver.

Espero que as sugestões sejam úteis. Até mais, Daniel!