Saudações a todos que estiverem lendo, eu realmente fiquei um pouco confuso sobre essa história de coeficientes, então eu deveria enconrrar um coeficiente para toda função?
Saudações a todos que estiverem lendo, eu realmente fiquei um pouco confuso sobre essa história de coeficientes, então eu deveria enconrrar um coeficiente para toda função?
Olá, Henrique! Saudações!
Pense em um coeficiente como o "número que acompanha e multiplica" uma variável (ou um termo) em uma expressão matemática. Ele diz "quanto" daquela variável você tem.
Respondendo diretamente à sua pergunta: Não, você não deveria encontrar um coeficiente para toda e qualquer função.
O conceito de "coeficiente" é usado principalmente quando estamos falando de funções polinomiais. Essas são as funções que parecem "receitas" montadas com somas de variáveis elevadas a potências. O capítulo que você está estudando, sobre "completar o quadrado", foca exatamente nesse tipo de função (as equações de 2º grau).
Vamos ver exemplos para ficar mais claro:
Funções onde os coeficientes são importantes:
Funções onde a ideia de "coeficiente" (nesse mesmo sentido) não se aplica:
Essas funções têm uma estrutura fundamentalmente diferente e não são construídas pela soma de potências de x da mesma forma.
Por que isso é importante para Data Science?
Em Data Science e Machine Learning, quando você for criar modelos (como uma Regressão Linear), os coeficientes serão os "pesos" que o seu modelo vai aprender para cada variável. Eles vão te dizer o quão importante cada característica é para fazer uma previsão. Entender bem o que eles são agora é a base para tudo isso!
Resumindo: Coeficientes são os números que multiplicam as variáveis, um conceito central em funções polinomiais. Nem toda função os possui. Sua dúvida é ótima e mostra que você está pensando de forma crítica sobre o conteúdo.