1
resposta

Dúvida acerca desse coeficiente

Saudações a todos que estiverem lendo, eu realmente fiquei um pouco confuso sobre essa história de coeficientes, então eu deveria enconrrar um coeficiente para toda função?

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Henrique! Saudações!

Pense em um coeficiente como o "número que acompanha e multiplica" uma variável (ou um termo) em uma expressão matemática. Ele diz "quanto" daquela variável você tem.

Respondendo diretamente à sua pergunta: Não, você não deveria encontrar um coeficiente para toda e qualquer função.

O conceito de "coeficiente" é usado principalmente quando estamos falando de funções polinomiais. Essas são as funções que parecem "receitas" montadas com somas de variáveis elevadas a potências. O capítulo que você está estudando, sobre "completar o quadrado", foca exatamente nesse tipo de função (as equações de 2º grau).

Vamos ver exemplos para ficar mais claro:

Funções onde os coeficientes são importantes:

• Função Quadrática
  • Função Linear

Funções onde a ideia de "coeficiente" (nesse mesmo sentido) não se aplica:

• Função Trigonométrica: f(x)=sin(x)
  • Função Logarítmica: f(x)=log(x)
  • Função Exponencial: f(x)=2^x

Essas funções têm uma estrutura fundamentalmente diferente e não são construídas pela soma de potências de x da mesma forma.

Por que isso é importante para Data Science?
Em Data Science e Machine Learning, quando você for criar modelos (como uma Regressão Linear), os coeficientes serão os "pesos" que o seu modelo vai aprender para cada variável. Eles vão te dizer o quão importante cada característica é para fazer uma previsão. Entender bem o que eles são agora é a base para tudo isso!

Resumindo: Coeficientes são os números que multiplicam as variáveis, um conceito central em funções polinomiais. Nem toda função os possui. Sua dúvida é ótima e mostra que você está pensando de forma crítica sobre o conteúdo.