Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] A pessoa irredutível. A que quer vencer.

Qual seria a melhor forma de lidar com alguém que, de alguma forma, é irredutível ou mesmo verborrágica, violenta verbalmente e se indispõe? Existe um momento de encerrar a mediação ainda que por um momento, sugerir outro dia para uma nova abordagem?

2 respostas

Olá, Thiago!

Lidar com alguém que se mostra irredutível e até mesmo agressivo verbalmente em um ambiente de mediação realmente pode ser um grande desafio. A partir do que você aprendeu na aula sobre as habilidades necessárias para a mediação, como a compreensão empática e a comunicação mediadora, você já tem uma boa base para começar a lidar com essa situação.

Uma estratégia eficaz pode ser a de reconhecer e validar os sentimentos da pessoa sem necessariamente concordar com o conteúdo do que está sendo dito. Isso pode ajudar a acalmar a situação, mostrando que você está ouvindo e tentando entender o ponto de vista dela, mesmo que não concorde com ele. Por exemplo, você pode dizer algo como: "Vejo que isso é realmente importante para você e entendo que está frustrado".

Além disso, é essencial manter a calma e a neutralidade, evitando ser arrastado para uma confrontação direta. Manter a linguagem corporal aberta e a voz calma pode ajudar a desarmar a tensão.

Quanto à sua pergunta sobre encerrar a mediação, sim, é absolutamente válido sugerir um intervalo ou até mesmo adiar a sessão para outro dia se você perceber que as emoções estão muito altas e impedindo um progresso produtivo. Isso pode ser proposto de maneira respeitosa e construtiva, talvez dizendo algo como: "Parece que as emoções estão bastante intensas agora. Talvez possamos fazer uma pausa e retomar essa conversa em outro momento quando todos estiverem mais calmos. O que vocês acham?"

Essa abordagem não só respeita os limites pessoais e emocionais dos envolvidos, mas também reforça a importância de um diálogo construtivo e produtivo, alinhado com o que você aprendeu sobre a construção de um ambiente mais harmônico através da mediação.

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Pois bem. Eu uso CNV (Comunicação não violenta) desde o momento que li o livro do Marshal. Mudou minha vida, fiz curso de pontos fortes e encontrei mediação, já faço isso de forma informal e vou me inscrever em tecnólogo em mediação, adoro o assunto, justiça reparativa etc. Dito isso, hoje mesmo tive um conflito, interpessoal. A pessoa é de minha confiança, mas se sentiu constrangida, irritada por uma pergunta de trabalho que ela não estava acostumada a ouvir, se sentiu "cobrada" ou "monitorada" digamos assim, expliquei que é uma checagem esporádica, aleatória. Entendo que ela se sentiu como se eu não confiasse no seu serviço, e era o contrário. Percebi que ela estava assim, esperei um tempo, abordei um outro assunto e perguntei: Você se sentiu desconfortável com a pergunta que fiz mais cedo? Ela disse que sim, com o olho marejado e disse que não queria falar sobre isso que queria que eu respeitasse sua decisão. De imediato disse que sim, que eu a respeito e daria o espaço necessário. Quero acreditar que em algum momento ela irá tratar o assunto, mas demonstrei calma, na voz, na postura, estou conversando normalmente pra deixá-la tranquila. A minha intenção é que ela entenda que não é uma perseguição, são coisas contidas nos manuais e que devemos nos atentar as normas, inclusive está tudo certo, mas ela não deixou eu explicar no primeiro momento, como disse, sobre o assunto está tudo correto, mas acho que ela ficou se sentindo como se eu estivesse a inquirindo sobre alguma suspeita. Enfim. Vou aguardar até que ela se sinta melhor. Obrigado pela resposta.