Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Dúvida

Vamos supor que uma empresa de varejo queira ter um pouco mais de visão sobre orientação sexual, gênero e cor de pele de seus clientes para com isso também ter modelos de roupas mais voltados para esses grupos, essa empresa quando o cliente vai fazer seu cadastro poderia perguntar esses dados? já que sabemos que são dados sensíveis e também existe o Princípio da Necessidade que fala sobre a minimização dos dados apenas aos necessários.

3 respostas

Pode ser perguntado, o importante eh como a empresa vai guardar esses dados, e como sera utilizado. Outro Ponto do LGPD, eh que se o cliente quiser excluir esses dados. Que seja possivel e ele consiga com tranquilidade.

solução!

Olá, Roseane. Tudo bem?

Concordo com o Guilherme!

Pelo meu entendimento, é possível solicitar essas informações no cadastro desde que a empresa atue de acordo com o que a lei pede, sobre o porque de pedir essas informações(finalidade) e como esses dados serão tratado (tratamento de dados) e sempre muito importante, com o consentimento do titular.

O fato dos dados serem sensíveis, não significa que não podem ser pedidos ou algo semelhante, e sim que é um dado especial e que deve atender o que a Lei Geral de Proteção de dados fala.

E por fim, o princípio da necessidade é muito voltado para o cumprimento da finalidade, por exemplo, após seguir as especificações da LGPD e receber o consentimento do titular, só é permitido utilizar o dado necessariamente para cumprir com a finalidade que foi exposta.

Faz sentido?

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá Fernanda e Gulherme sim amei as respostas e fez sentido para mim, estava com essa dúvida e ficou solucionado.

Obrigada,

Abraços!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software