Olá, Gostaria de saber se nessa mesma planilha eu poderia fazer a procura pela matrícula através do nome. Coloquei a função "=PROCV(F2;$A$2:$C$149;1;0)" e não funcionou.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Gostaria de saber se nessa mesma planilha eu poderia fazer a procura pela matrícula através do nome. Coloquei a função "=PROCV(F2;$A$2:$C$149;1;0)" e não funcionou.
Olá Leila, tudo bem? Espero que sim!
Caso você queira procurar a matrícula através do nome, precisará ter o nome como a coluna inicial de referência na sua matriz.
A função PROCV recebe como primeiro parâmetro o valor que será procurado, que no caso vai ser o nome. O segundo parâmetro recebido pela função é a matriz de pesquisa. Essa matriz deve iniciar na primeira coluna com o valor procurado. Portanto como a matriz se inicia com $A$2, tem como coluna de referência a coluna A com os números de matrícula. Logo essa função irá procurar pelos números de matrícula e não pelo nome.
Caso você coloque os dados começando na coluna B, a função PROCV irá pesquisar pelo nome, porém como a coluna de interesse (número de matrícula) está à esquerda, não é possível retornar o valor dela.
Nesse caso, você deve colocar a matrícula em uma coluna à direita da coluna que possui os nomes e iniciar sua matriz com a coluna que possui os nomes, para que eles sejam pesquisados.
Uma outra maneira de contornar a situação de procurar os valores de colunas à esquerda é utilizando as fórmulas ÍNDICE e CORRESP ao mesmo tempo. O instrutor mostra como usá-las na aula 02 - Atividade 04: Consultando com Índice.
Qualquer dúvida estou à disposição.
Bons estudos!