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Dois pontos: Consentimento de dados dos clientes de terceiros e identificação de dados anonimizados

Para confirmar, acabo tratando dados de clientes dos meus clientes, ex: o cliente final contrata o meu cliente, que utiliza a plataforma que desenvolvi e presto serviço mensal recorrente dessa solução. Logo, estarei tratando dados de terceiros.

Caso eu faça a adequação na minha empresa e meu cliente não, irei responder solidariamente, correto? É um ponto sensível, pois pode ser um vetor importante na hora de fechar com um parceiro comercial que tem níveis de segurança e privacidade bem definidos ou não, pois estarei correndo o risco de responder.

Outro ponto,

Dados anonimizados podem ser identificados, talvez eles não digam exatamente quem sou de forma direta, mas sim indireta com a soma de dados cruzados, como geolocalização, hora de acesso, aparelho, costumes, gostos, etc, demonstrem por eliminação que a probabilidade é quase exata de ser determinada pessoa. Li um artigo do MIT que trata sobre isso (https://www.fastcompany.com/90278465/sorry-your-data-can-still-be-identified-even-its-anonymized) e fui obrigado a concordar. Faz sentido ? obrigado.

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Lucas, tudo bom?

Quanto ao primeiro ponto sim, toda a cadeia será relacionada ao problema. Claro, se você oferecer as ferramentas e seguranças necessárias isso será levado em consideração num processo. Mas não vai evitá-lo. E isso ainda é bem superficial, só saberemos quando a lei começar a vigorar e os casos a aparecerem.

Sobre o segundo ponto, você respondeu. É possível identificar de forma única e pessoal? Então não é anonimizado. O dado anônimo não é apenas um dado em si, mas o conjunto deles também. Uma cidade não identifica uma pessoa, mas uma cidade, rua e número sim.