4
respostas

Documentação em arquivo .JAR

Imaginando que estou criando uma biblioteca e vou distribui-la, em um arquivo .JAR, para um grupo de 20 programadores. Digamos que eu não quero que eles tenham acesso ao código fonte mas quero que o Javadoc esteja disponível para consulta. Utilizando o Eclipse, como colocar a documentação dentro de um .JAR sem incluir o código fonte junto?

4 respostas

Oi Fabio,

O que você está descrendo é basicamente o Javadoc, dá uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=PRDmGnmgFgA

Oi Otávio,

O vídeo mostra como gerar o Javadoc, o que aprendemos no curso, onde também foi visto como gerar o arquivo .JAR e importar em outro projeto, contudo não foi mostrado como colocar a documentação no arquivo .JAR. Veja que a questão é colocar a documentação dentro do .JAR junto com as classes e sem o código fonte para que os desenvolvedores não vejam a implementação. Isso é possível?

Oi Fabio

A ideia é colocar o .class com o Javadoc? Se for isso, não é possível, pois os comentários não são compilados nos arquivos de classe. Isso inclui os JavaDocs. O arquivo .class compilado é formado apenas pelos dados binários.

Oi Otávio,

Então a biblioteca deveria ser distribuída para os desenvolvedores em uma arquivo JAR contendo o código fonte, as classes e a documentação? Desta forma ao instalar a biblioteca no Eclipse (ou outro editor) a documentação estaria disponível automaticamente?