1
resposta

Documentação do Projeto - Scrum

Ao longo do curso entendi que uma atividade como a documentação técnica do software não entra na Sprint por não agregar valor ao cliente, logo esse e outros tipos de documentações tais como manual do sistema são abrangidos em qual momento dentro da metodologia Scrum?

1 resposta

Acredito que, quando o Manifesto Ágil fala "software em funcionamento mais que documentação abrangente", não significa que a documentação deva ser deixado de lado caso agregue valor.

Estou falando do manual do sistema (que é uma entrega pros usuários finais).

Confesso que é difícil repassar isso pros devs. Teoricamente, eles poderiam fazer isso à medida que se entrega os incrementos. Bastava uma funcionalidade ser finalizada e, se estivesse no DoD (Definition of Done), por exemplo,

Mesmo uma documentação que não agregue valor (se for de fato necessário para o negócio montar uma base de conhecimento), também não deve ser descartado. São custos que sobrecarregam as entregas, mas que poderiam ter um benefício mais à frente.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software