Oi Gabriel,
Legal sua pergunta!
Debaixo do capô de como a Internet foi construída existem alguns componentes principais de arquitetura. Um deles, como mostrado no curso, são os servidores de DNS. A motivação, também como explicado, é a experiêcia humana: lembrar o IP de um site seria muito chato. Ao passo que um nome é o natural.
Partindo que a Web é mundial, vamos pensar em domínios novos. Por exemplo, imaginemos que eu, no Brasil, publique o domínio www.alura.com.br, e ao mesmo tempo, no Japão alguém publique o domínio www.arula.co.jp.
De imediato, nem você conseguirá acessar o domínio japonês (www.arula.co.jp), tampouco no Japão conseguirão acessar a página da Alura (www.alura.com.br). Isso ocorre porque por mais que a internet seja veloz, existe um tempo para acontecer a propagação de DNS, que nada mais é do que o tempo que leva para os servidores de DNS - do mundo - sincronizarem suas tabelas de IPs.
Por curiosidade, esse tempo hoje leva de 24-48 horas para propagar mundialmente. Como "o tempo todo", os servidores de DNS estão "se conversando", sincronizando suas tabelas de cache, sites que já se encontram publicados há mais de 48 horas, serão conhecidos para todos os seres humanos com acesso à Internet.
Espero ter ajudado a elucidar mais o assunto.