Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

DNS's diferentes

Se entendi bem, o DNS é como um banco de dados que armazena vários IP's e é responsável por "traduzir" o endereço e devolver seu respectivo IP para que o navegador possa acessar determinado site. Sendo assim, é possível que um DNS tenha um IP em sua lista que outro DNS não tenha? Por exemplo, é possível eu entrar com um endereço do tipo "qualquerendereco.com" e conseguir acessá-lo usando um DNS "x" e não conseguir por um DNS "y"?

4 respostas

Gabriel, boa tarde!

As chances disso ocorrer são baixas, por dois motivos

  • Lembra o sistema de hierarquia, na pesquisa de uma URL? Então o DNS faz a pesquisa por camadas então ele ira procurar em um servidor root- gTLDS (Generic Top Level Domains) - como no seu exemplo ele ira buscar primeiro o que for .com e depois a especificação, quando essa especificação for encontrada ele faz a "tradução" para a "linguagem" de ip e procurar no servidor específico do site

  • Existe uma organização responsável por atribuir nomes de domínios e endereços IPS em escala mundial. Trata-se da ICANN (acrônimo em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números), uma entidade sem fins lucrativos que tenta manter todos os sites registrados funcionando na internet.

  • https://www.weblink.com.br/blog/hospedagem-de-sites/o-que-e-e-como-funciona-a-dns/

Espero ter ajudado e bons estudos!

solução!

Olá Gabriel, tudo bem?

Então pensa assim eu tenho o DNS 1.2.3.4( exemplo) e este meu DNS não sabe quem é o Google por exemplo, então se ele não souber como acessar ele vai perguntar para outro DNS se este outro DNS não souber, ele vai perguntar para outro e assim por diante.

E temos os DNS RAIZ também que basicamente se o nosso DNS não encontrar em nenhum dos outros, ele pode fazer uma requisição para ele o tempo de resposta é mais demorado, mas ele vai encontrar o site.

Bons estudos!

Felipe e Elias,

Obrigado pelas respostas!

Oi Gabriel,

Legal sua pergunta!

Debaixo do capô de como a Internet foi construída existem alguns componentes principais de arquitetura. Um deles, como mostrado no curso, são os servidores de DNS. A motivação, também como explicado, é a experiêcia humana: lembrar o IP de um site seria muito chato. Ao passo que um nome é o natural.

Partindo que a Web é mundial, vamos pensar em domínios novos. Por exemplo, imaginemos que eu, no Brasil, publique o domínio www.alura.com.br, e ao mesmo tempo, no Japão alguém publique o domínio www.arula.co.jp.

De imediato, nem você conseguirá acessar o domínio japonês (www.arula.co.jp), tampouco no Japão conseguirão acessar a página da Alura (www.alura.com.br). Isso ocorre porque por mais que a internet seja veloz, existe um tempo para acontecer a propagação de DNS, que nada mais é do que o tempo que leva para os servidores de DNS - do mundo - sincronizarem suas tabelas de IPs.

Por curiosidade, esse tempo hoje leva de 24-48 horas para propagar mundialmente. Como "o tempo todo", os servidores de DNS estão "se conversando", sincronizando suas tabelas de cache, sites que já se encontram publicados há mais de 48 horas, serão conhecidos para todos os seres humanos com acesso à Internet.

Espero ter ajudado a elucidar mais o assunto.