Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Divergência nos Resultados Valor Total Pedido

Me deparei com uma questão durante as aula que me deixou um pouco confuso. Estou trabalhando no exercício onde preciso calcular o valor total de pedidos de cada cliente, utilizando as tabelas clientes, pedidos, e itens_de_pedido.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Aqui está a consulta que desenvolvi:

SELECT p.id, c.nome, SUM(ip.preco_unitario) AS valor_total_pedido
FROM clientes c
JOIN pedidos p ON c.id = p.id_Cliente
JOIN itens_de_pedido ip ON p.id = ip.id_pedido
GROUP BY p.id, c.nome;

No entanto, ao comparar os resultados com os da instrutora, percebi que o valor_total_pedido está dobrado. Estou tendo dificuldades em identificar o motivo dessa duplicação e como corrigi-la.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

2 respostas

Olá Gabriel, tudo bem?

Fiz testes com a base de dados disponibilizada no curso e obtive o mesmo resultado da instrutora:

captura de tela da saída da consulta

Uma possibilidade é que existam múltiplas entradas para um mesmo pedido na tabela itens_de_pedido, o que faria com que o SUM(ip.preco_unitario) retornasse um valor duplicado se esses itens não forem corretamente agregados antes da soma.

Ao reproduzir esse comportamento de inserir novamente os dados com o INSERT TO na tabela ItensdePedido ao fazer a consulta, obtive a duplicação dos valores:

captura de tela da saída

O que recomendo é que você faça um drop nesta tabela Itens de pedidos e faça a inserção de dados novamente. Após isso você pode prosseguir com a aula.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!
solução!

Olá Monalisa, espero que esteja tudo bem!

Deu certo! Muito obrigado.