1
resposta

distrações

3 ações práticas para evitar ouvir apenas com o objetivo de responder e, em vez disso, focar em uma escuta genuína e consultiva durante uma conversa com o cliente:

1. Praticar a escuta ativa antes de formular uma resposta. Em vez de pensar imediatamente no que vou dizer, foco totalmente na fala do cliente, prestando atenção ao tom de voz, às palavras-chave e aos sentimentos por trás da mensagem. Só depois de entender completamente sua necessidade é que estruturo minha resposta.
  2. Fazer perguntas exploratórias para aprofundar o entendimento. Em vez de apenas reagir ao que o cliente diz, pergunto sobre seus desafios, objetivos e preocupações. Isso me ajuda a sair da mentalidade de “responder rápido” e entrar em um fluxo mais consultivo, onde a conversa é guiada pelo cliente e não por uma resposta pronta.
  3. Criar pausas estratégicas antes de responder. Respiro e dou um pequeno intervalo após a fala do cliente, garantindo que absorvi todas as informações antes de formular uma resposta. Esse hábito me ajuda a evitar respostas automáticas e a construir um discurso mais relevante e alinhado às expectativas do cliente.

Essas práticas me permitem ter conversas mais significativas, onde o cliente se sente ouvido e compreendido!

1 resposta

Olá, Marina, como vai?

Sua reflexão ficou muito boa. Você trouxe ações práticas bastante alinhadas ao conceito de escuta consultiva. Gostei bastante da forma como você abordou a importância de focar no cliente antes de pensar em uma resposta. A dica sobre criar pausas estratégicas é especialmente valiosa e costuma fazer bastante diferença na qualidade da comunicação. Outra coisa legal foi o cuidado que você teve em detalhar cada ação com exemplos de como aplicar.

Obrigado por compartilhar sua resposta. Continue participando no fórum, estamos sempre por aqui para acompanhar suas atividades e trocar ideias.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!