2
respostas

Direferenças na forma de adicionar uma coluna

Bom dia! Existem algumas formas de adicionar colunas a uma tabela que o Victorino usa ao longo desse e de outros cursos. Contudo, não me lembro de ter havido uma explicação sobre o porquê de escolher uma forma ou outra ou, dito de outra forma, quais as diferenças entre cada abordagem.

Pediria que destacassem vantagens, desvantagens, diferenças e quando usar uma ou outra.

1) Ir em Dados, Nova Coluna. Nessa abordagem, por exemplo, notei que a linguagem utilizada é diferente. Não é Number.Number.RandomBetween é RANDBETWEEN. Isso quer dizer que não é DAX que se usa aqui? Nessa opção também não funcionou a solução dada para que o rand seja aplicado linha a linha (usar um campo para somar).

2) Ir em Transformar Dados (ou Editar Coluna em versões mais antigas), menu Adicionar Coluna, Coluna Personalizada.

3) Ir na área do Relatório, em Campos, clicar com botão direito em cima da tabela e escolher Nova Coluna. Essa opção parece ser igual à primeira, é isso mesmo?

Obrigado

2 respostas

Pelo que vi, no segundo caso estamos usando Linguagem M e no 1 (e 3), DAX. É isso mesmo?

Oii Aleksander, tudo bom?

Vamos lá:

1) Essa forma de gerar números constantes não funfa mais, por conta da versão do Power Query que foi atualizada. Dados > Nova Coluna, aqui é usado M, aliás, tudo que fazemos no Transformar Dados é utilizado a linguagem M. Aqui eu falo sobre a atualização do Power Query e aqui tem uma solução indicada por um aluno para resolver esse problema.

2) Aqui também é usado M, é criação de coluna personalizada. Colunas que irão fazer cálculos com outras e tals.

3) Aqui já é utilizado o DAX.

A diferença de uma pra outra, é a linguagem utilizada e pra qual finalidade essa coluna está sendo criada.

Espero que isso tenha te ajudado. Qualquer coisa estou à disposição, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software