Oi Adolpho, tudo bem?
Olha esse link aqui, ele exemplifica a diferença entre os três tipos de Provedores de Serviços de TI:
https://gustavocanaver.wordpress.com/2014/04/08/itil_06/
Segundo o que diz este artigo e, de acordo com o que você escreveu, entendo que:
No caso 1 : você pode ser um provedor de serviços internos se você estiver alocado em um desses setores (unidades de negócio) e cada setor teria a sua própria estrutura de TI para atender exclusivamente as suas necessidades e, para ser um provedor de serviços compartilhados, a organização deve ter uma estrutura única de TI provendo todos os serviços para todos os setores (mais comum).
Um exemplo no qual já vi uma estrutura de TI exclusiva para uma unidade de negócio é dentro da universidade no setor responsável pelo vestibular, lá eles tem a sua própria infraestrutura de TI que foi criada unicamente para suportar as suas atividades pela criticidade da privacidade e segurança das informações.
No caso 2 - você passa a ser um provedor de serviços externos, ou seja, o cliente contratou a sua empresa para prover um serviço no qual ela precisa de um 3o para executar.
Espero ter ajudado,
Haline.