3
respostas

Direcionamento do olhar

Quando eu realizava teatro, a estratégia que utilizava para falar com a plateia era olhar para as pessoas sem necessariamente concentrar o olhar em alguém, como se estivesse olhando para uma cadeira ou para uma roupa especifica. Eu realizava isso por conta da minha insegurança em ver o rosto de uma pessoa e achar que ela não estava gostando ou me sentir mal ao ver alguém mexendo no celular, então focava em dar o meu melhor na atuação tentando não ser afetado pela plateia.

3 respostas

Olá, Vilson. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar sua resposta e experiência conosco.

Achei uma estratégia muito interessante, pois você evita de olhar para cima ou para baixo, promovendo de certa maneira, um olhar para o público.

Parabéns por responder à atividade e continue assim.

Bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, Vilson, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Infelizmente ainda há muito desconhecimento sobre os processos que levam muitas pessoas a terem dificuldade em sustentar um contato visual. Por vezes elas são interpretadas não só como inseguras, como também mentirosas. Seguir tal regra de bolso apenas alimenta atitudes preconceituosas que prejudicam de sobremaneira indivíduos que muito provavelmente são neurodivergentes. A dificuldade em olhar nos olhos é, por exemplo, uma característica típica do TEA - Transtorno do Espectro Autista. Os Autistas tendem, portanto, a se concentrarem mais nas regiões da boca e do nariz, pois foi dessa forma que eles aprenderam a reconhecer rostos desde o nascimento.

Exigir que tal pessoa fixe o olhar a qualquer custo e admitir que elas sejam mal interpretadas por conta disso não é muito diferente de exigir que um deficiente auditivo preste a atenção quando o chamamos de longe, fora de seu campo visual, o criticando por não ter respondido prontamente.

Alura, já passou da hora de vocês desenvolverem um curso que caminhe para uma maior conscientização de particularidades como essa. O mundo não é feito apenas por neurotípicos, e não é porque os neurodivergentes não são a maioria que eles devam continuar a serem forçados a se sufocarem.

Ja passou da hora!

Olá, Rodrigo. Tudo bem?

Trouxe pontos essenciais para pensarmos e aperfeiçoarmos nossos conteúdos, obrigada pelo feedback, irei encaminhá-lo ao time interno.

Tenha uma ótima jornada de estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software