5
respostas

Dificuldade na fixação

As aulas são bem explicadas e dinâmicas, gosto bastante da didática dos professores, o problema começa quando nos precisamos fixar o que foi visto em aula, pois simplesmente não fazemos isso... no máximo fazemos o "mão na massa" onde copiamos o código do professor. Acredito que a plataforma deveria investir mais nos exercícios, pois são absurdamente fáceis e, honestamente, não mudam nada na vida do aluno. Deveriam ter exercícios para fixação como, por exemplo, criar funções com os mesmos conteúdos porem com utilidades diferentes. Já vi varias reclamações no fórum aqui mas nunca vi ninguém da Alura responder ou demonstrar interesse, de que adianta uma grande quantidade de cursos se não tem qualidade!!! Fiz somente o curso de Python então não posso reclamar dos outros, em relação aos cursos que fiz deixaram muito a desejar, se eu quisesse somente vídeo-aulas eu abriria o Youtube que é de graça e faria por lá, toda a moral por trás de comprar um curso é justamente pelas partes de fixação!

Seria de grande ajuda se pudessem me dar um retorno em relação a isso, existem medidas sendo tomadas???

Pessoal, se souberem sites ou fóruns com exercícios de fixação para me dar uma luz eu serei extremamente grato.

5 respostas

Antes de mais nada, leve em conta que, assim como você, eu estou em fase de aprendizado, e não tenho anos de experiência para suportar o que eu direi aqui, apesar de estudar programação a algum tempo.

Eu concordo no que é dito a respeito da falta de exercícios. Muitos cursos são puramente teóricos, especialmente alguns onde um pouco de prática, para compreender melhor o que foi dito, seria necessária.

Dito isso, não acho adequado desqualificar todo o curso somente por conta deste aspecto. Em resumo, não creio que ninguém irá longe fazendo eternamente uma grande quantidade de exercícios como "Cálculo de IMC" ou "Conversão de Moedas". Essas são atividades interessantes no começo, porque te dão um senso de progresso e evolução, mas repeti-las infinitamente não te levará a lugar algum. Os verdadeiros exercícios que fazem você crescer são os grandes projetos, e se esse é o caso, existem conteúdos como o Alura Challenges.

Esses desafios mais profundos são essenciais para um programador, e, na minha opinião, ao invés de lançar 20 mini-projetos por curso, seria mais interessante que a Alura focasse em lançar mais projetos como os Challenges.

Para mim, um dos melhores pontos dos cursos da Alura são como, apesar de explicarem bem cada tópico, eles não demoram muito na explicação, e já movem para o próximo ponto. Afinal, é através da prática e experiência que os conceitos serão finalmente cementados em sua cabeça, e passar 40 a 50 cursos para aprender o básico de Python não é necessário.

Se você estiver em busca de desafios simples (que também são de grande importância no começo), para treinar um pouco de código prático antes de ir para os verdadeiros projetos, basta buscar no Google. Existem inúmeros sites com exemplos.

https://github.com/florinpop17/app-ideas -> Projeto do GitHub com várias de ideias de projetos, pequenos e grandes. https://vaiprogramar.com/que-programar-python-desafios/ -> Vários desafios em Python interessantes de se começar a fazer no início. https://wiki.python.org.br/ListaDeExercicios -> Lista de Exercícios sobre vários tópicos do site Python Brasil

Quando se sentir confiante o suficiente, ou só se quiser algo maior mesmo, tente um dos Challenges da plataforma. Atualmente existem três edições envolvendo back-end, então já tem muito conteúdo para você praticar.

Pelo que foi dito, o desafio envolvendo Python será lançado no https://7daysofcode.io/, então essa pode ser mais um fonte de desafio para você.

São importantes sim desenvolver projetos e exercícios relacionados a isso, já fiz curso de Java e HTML5, ambos fixavam muito melhor o conteúdo aprendido na aula propondo desafios e atividades no decorrer delas, fazendo com que na aula consecutiva (que provavelmente ocorre um tempo depois da anterior) o aluno lembre e saiba aplicar o que é visto, deste forma podemos avançar o conteúdo de maneira muito mais rápida.

O aluno que não tem conhecimento básico de programação não tem a menor ideia de como praticar e desenvolver de maneira eficiente suas habilidades, a moral de fazer um curso é justamente ter um guia no caminho para se tornar um profissional qualificado.

Concordo contigo que não devemos desqualificar todo o curso somente por conta deste aspecto, não foi minha intenção. A minha reclamação é que eu não vejo esforço por parte da plataforma ou do professor para melhorar a parte de fixação. Inclusive todos comentários que eu li no fórum a respeito disso ate agora só foram respondidos por outros alunos (que na grande maioria concordaram que a fixação é inexistente)

Obrigado pelas dicas e pelos links, foi de grande ajuda :D

Thiago, você já tentou comunicação com a ouvidoria da empresa?

Isso é um processo um tanto quanto cansativo, creio que seja dever da empresa ir atrás de melhorias.

O fórum existe justamente para deixarmos nossa opinião sobre o curso e tirar duvidas, então acho justo ser dever da empresa conferir se os alunos estão satisfeitos com a metodologia.

De qualquer forma, muito obrigado pela dica. Se eu não for respondido aqui tentarei a tua ideia!

Eu concordo, na maioria dos cursos que fiz aqui acho que se investe muito pouco na elaboração de exercícios significativos.

Tem um estilo de exercício que acho muito bom que é dos cursos de Harvard CS50. Os cursos são organizados em semanas, e cada semana tem um ótimo material de apoio e de dois a tres problemas para vc resolver, com descrições, requisitos e intruções muito boas, mas que mesmo assim não deixam o desafio fácil demais.

Cada aluno tem um workspace virtual no VsCode e uma repositório automatico do GitHub e eles tem comandos próprios no bash para corrigir os seus exercícios, que é um script que roda alguns testes no seu código para ver o quão certo ele está.

É tipo um TDD pedagógico heheh

Estou fazendo o de CS50x, que é de Introdução a Ciência da Computação 'tradicional', que trabalha com C em depois pega um pouco de desenvolvimento web com python, javascript, html e css. Tem um de Intro a CC todo em python tb, e outros voltados para desenvolvimento web, para AI, games. É gratuito e se vc acertar a maioria dos exercícios do curso vc ganha um certificado de Harvard (só o certificado da EdX é pago).