Olá! :)
Eu consegui fazer a aplicação rodar em um browser externo utilizando o vs code. Porém, na hora de adicionar os sons do jogo, está dando o seguinte erro:
Requisição cross-origin bloqueada: A diretiva de mesma origem (same origin policy) impede a leitura do recurso remoto em file:///home/eirene/%C3%81rea%20de%20Trabalho/pong/trilha.mp3 (motivo: requisição CORS não é http).
Quando eu comento as partes referentes ao áudio, o jogo funciona perfeitamente. Até tentei reproduzir os sons utilizando o new Audio()
, mas também não consegui :')
Meu código:
// variáveis do canvas
let widht = 600;
let height = 400;
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametroBolinha = 15;
let raioBolinha = diametroBolinha / 2;
// variáveis da velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
//variáveis oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let velocidadeXOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload() {
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
let colidiu = false;
function setup() {
createCanvas(widht, height);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaBolinha();
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoBorda();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluirPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametroBolinha)
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda() {
if(xBolinha + raioBolinha > widht || xBolinha - raioBolinha < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if(yBolinha + raioBolinha > height || yBolinha - raioBolinha < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if (keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raioBolinha);
if(colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
calculaChanceDeErrar();
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function incluirPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170, 26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosOponente, 470, 26);
}
function marcaPonto(){
if(xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10) {
pontosOponente += 1;
ponto.play();
}
}
OBS: os arquivos de áudio estão na mesma pasta desse código
Link para o meu repositório: https://github.com/eireneof/pong_js