Olá, Leonardo!
Entendo que você esteja tendo dificuldades com o padrão Strategy, é um conceito que pode ser um pouco complexo no início, mas é muito poderoso quando bem aplicado. Vamos tentar esclarecer isso com um exemplo genérico.
O padrão Strategy é um padrão de design comportamental que permite que você defina uma família de algoritmos, coloque cada um deles em uma classe separada e torne seus objetos intercambiáveis.
Vamos imaginar que você tem uma classe Contexto
que usa um serviço IServico
. IServico
é uma interface e tem várias implementações que podem ser ServicoA
, ServicoB
, ServicoC
, etc. Em vez de codificar rigidamente que Contexto
usa ServicoA
, você pode usar o padrão Strategy para mudar dinamicamente o serviço que Contexto
usa.
Aqui está um exemplo genérico:
public interface IServico
{
void Executar();
}
public class ServicoA : IServico
{
public void Executar()
{
// Implementação do ServicoA
}
}
public class ServicoB : IServico
{
public void Executar()
{
// Implementação do ServicoB
}
}
public class Contexto
{
private IServico _servico;
public Contexto(IServico servico)
{
_servico = servico;
}
public void DefinirEstrategia(IServico servico)
{
_servico = servico;
}
public void ExecutarServico()
{
_servico.Executar();
}
}
Neste exemplo, Contexto
pode usar qualquer serviço que implemente a interface IServico
. Você pode mudar a estratégia em tempo de execução usando o método DefinirEstrategia
.
Espero que este exemplo te ajude a entender melhor o padrão Strategy e como aplicá-lo em seus próprios projetos. Espero ter ajudado e bons estudos!