4
respostas

Dificuldade cultural do feedback

Interessante o apontamento da questão cultural brasileira. Minha filha sofre profissionalmente com isso por ser 'muito direta'. Percebo, agora em tempos de pandemia que o 'escritório dela' fica no quarto ao lado do meu, como as pessoas entendem um apontamento dela como algo pessoal, quando tudo o que ela disse foi profissional.

4 respostas

Lumena, tudo bom?

Ser "muito direta" pode parecer, e às vezes é, rude para as outras pessoas. Algum tempo atrás essa característica (muito direta) era aplicável pq tínhamos um contexto de hierarquia muito forte onde as pessoas "sabiam quem mandava". Hoje temos um contexto mais flexível onde o papel do líder é guiar as pessoas e não mandar. Podemos sim ser diretos, até mesmo pq buscamos agilidade e foco nas nossas discussões. Mas ao mesmo tempo precisamos fazer com que as pessoas compreendam nosso ponto de vista e não apenas apontá-lo para elas.

Concordo totalmente. É o que pontuo para ela, saber como falar para ser realmente ouvida. Obrigada!

Lumena, recomende que ela faça os cursos de Comunicação não violenta aqui da Alura e também o de Resiliência, sou como sua filha e esses cursos foram um divisor de águas pra mim não só como colegas mas com clientes tb, eu acho uma pessoa direta sinal de eficiência, mas muitas pessoas acham grosseria e clientes achavam falta de interesse.

Temos duas coisas, dois lados: emissor e receptor.

Há ainda, dentro de emissor e receptor, n maneiras de transmitir e interpretar o fato do diálogo/comunicação.

Ou seja: feedback é um evento entre humanos e relações humanas podem ser complexas. É do jogo.

Abraço.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software