1
resposta

Diferenças enter as alternativas

Não consegui compreender a diferenças entre as alternativas no teste A - Scrum realça a flexibilidade para garantir a estabilidade durante todo o processo de mudança. ( Alternativa Errada - Contudo, parece muito coerente) D - Scrum realça a flexibilidade, porém, é importante manter a estabilidade durante todo o processo de mudança.--> CORRETO

1 resposta

Caro Luis,

Obrigado pela sua postagem!

Estas questões passam uma ideia de que o Scrum é algo bem flexível, mas que ele não é o gerador e garantidor da estabilidade das mudanças. De fato, quando pensamos numa organização ou projeto adotando o Scrum, pensamos em algo flexível que precisa de uma estabilidade (a aqui estamos falando de patrocínio, comunicação e engajamento de todos) para podermos usar toda a flexibilidade do framework Scrum, sem impactar em reações negativas num processo de mudança de mindset, por exemplo.

Neste sentido, manter a estabilidade é de fato um desafio de"filtrar e neutralizar" algum potencial impacto negativo das mudanças geradas em todos, por algo tão flexível como o Scrum.

Assim só aplicar o Scrum e seguir seus rituais não é suficiente para controlarmos as reações das pessoas ao seu uso e mantermos a estabilidade para adotar o mesmo.

Pense na seguinte situação, imagine que você contratou os maiores especialistas do mundo na adoção do framework Scrum para liderar a implantação do mesmo na sua organização, daí certamente você obterá flexibilidade, mas e a reação das pessoas a tais mudanças deste mindset de gestão, concorda que precisa ser trabalhada além de aspectos metodológicos puros para garantir que tudo transcorra de maneira estável!?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software