Caro Luis,
Obrigado pela sua postagem!
Estas questões passam uma ideia de que o Scrum é algo bem flexível, mas que ele não é o gerador e garantidor da estabilidade das mudanças. De fato, quando pensamos numa organização ou projeto adotando o Scrum, pensamos em algo flexível que precisa de uma estabilidade (a aqui estamos falando de patrocínio, comunicação e engajamento de todos) para podermos usar toda a flexibilidade do framework Scrum, sem impactar em reações negativas num processo de mudança de mindset, por exemplo.
Neste sentido, manter a estabilidade é de fato um desafio de"filtrar e neutralizar" algum potencial impacto negativo das mudanças geradas em todos, por algo tão flexível como o Scrum.
Assim só aplicar o Scrum e seguir seus rituais não é suficiente para controlarmos as reações das pessoas ao seu uso e mantermos a estabilidade para adotar o mesmo.
Pense na seguinte situação, imagine que você contratou os maiores especialistas do mundo na adoção do framework Scrum para liderar a implantação do mesmo na sua organização, daí certamente você obterá flexibilidade, mas e a reação das pessoas a tais mudanças deste mindset de gestão, concorda que precisa ser trabalhada além de aspectos metodológicos puros para garantir que tudo transcorra de maneira estável!?
Bons estudos!