1
resposta

Diferença entre orquestrar via AirFlow ou pelo próprio Databricks

Olá, Eu já cheguei a trabalhar com as duas ferramentas de formas separadas. O Databricks sempre agilizou muito meus pipelines pela facilidade de poder codar diretamente em um Notebook e poder agendá-lo pela própria plataforma. No entando a dúvida que eu fico é a seguinte: Que vantagem temos em disparar esse notebook via apache airflow com relação em usar o próprio agendamento do Databricks? E outra dúvida é: Adotar essa arquitetura sairia mais caro do que simplesmente agendar pelo Databricks?

1 resposta

Oi, Matheus, tudo bem?

Vamos por partes.

Vantagens de usar o Apache Airflow para orquestrar notebooks do Databricks

• Flexibilidade e Integração: o Airflow permite que você integre e orquestre tarefas de diferentes sistemas e tecnologias. Por exemplo, você pode ter uma pipeline que começa com a extração de dados de uma API, processa esses dados no Databricks e, em seguida, carrega os resultados em um banco de dados ou serviço de armazenamento. Tudo isso pode ser gerenciado em um único fluxo de trabalho no Airflow.

• Controle e Monitoramento: o Airflow oferece uma interface muito boa para monitorar e gerenciar suas tarefas. Você pode facilmente visualizar dependências, reexecutar tarefas falhas e ajustar parâmetros em tempo real

• Escalabilidade: se você está trabalhando em uma arquitetura de dados mais complexa, o Airflow pode ajudar a escalar suas operações de maneira mais eficiente. Ele permite a execução paralela de tarefas e a distribuição de carga de trabalho, o que pode ser crucial para grandes volumes de dados.

Custos

Sobre a questão dos custos, adotar uma arquitetura que envolve o Airflow pode sim ter implicações financeiras adicionais, principalmente devido a:

• Infraestrutura: manter um servidor ou cluster para executar o Airflow pode adicionar custos. Você pode mitigar isso utilizando serviços gerenciados (como o Google Cloud Composer ou o Amazon Managed Workflows for Apache Airflow).

• Complexidade Operacional: a gestão e manutenção de uma arquitetura mais complexa podem exigir mais recursos humanos e tempo, o que também se traduz em custos.

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis por aqui.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.