Olá, boa tarde, tudo bem
Eu não entendi qual devo usar em que momento (getElementById e querySelector). Poderia me ajudar? Obrigada!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, boa tarde, tudo bem
Eu não entendi qual devo usar em que momento (getElementById e querySelector). Poderia me ajudar? Obrigada!
O getElementById é usado quando você tem um elemento específico, com um ID unico em seu html e você referencia ele em seu JS:
Ex de um campo que você teria em HTML:
<input type='text' id="meuID" class='minhaClasse'>
Como você chamaria usando o getElementById:
const input = document.getElementById('meuID')
Ele retornara o primeiro elemento da arvore do DOM.
Já o querySelector pode ser usado para buscar elementos com base em seletores CSS, você pode buscar tanto classes como ids EX:
const input = document.querySelector('.minhaClasse')
const input = document.querySelector('.#meuID')
No caso quando você usa o getElementById você não precisa usar no formato de seletor css usando o '#' antes do ID, apenas o ID.
Já no querySelector você precisa especificar do que se trata, igual como você chamaria em um arquivo CSS, então tudo que é inicia com # você está dizendo que é um ID, e tudo que inicia com um . você esta dizendo que é um seletor CSS.
Oi Izaque! Boa tarde!
Muito obrigada pelo apoio!