Oi Edgar, tudo bem?
Fiz uma pesquisa aqui, inclusive procurando referências dentro da própria psicologia organizacional e não encontrei uma resposta para a sua pergunta. Desculpe-me :(
Mas encontrei alguns indícios que, na minha opinião, favorecem a visão que temos do líder (não encontrei referências sobre chefe, acredito que o tema requer uma pesquisa mais profunda).
A liderança transformacional é um estilo de liderança que o líder colabora com os liderados para identificar a mudança necessária, criando uma visão para orientar a mudança através da Inspiração para o bem da organização, causando um efeito excepcional diante de seus liderados e se preocupando com o desenvolvimento mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. Essa troca envolve o sentido mútuo com seus seguidores, traçando objetivos e discussões sobre os diversos assuntos abordados. O líder enfatiza um senso de missão em busca dos ideais, influenciando sempre com ética e moral estimulando os esforços para serem criativos e inovadores com estímulos questionadores e críticos.
Os liderados são solicitados a participar de um processo de identificação de problemas tendo eles uma nova forma de solução, ângulos diferentes de solução dos problemas. Líderes praticam a consideração individual por meio da criação de um ambiente colaborativo, a diferença individual e as expectativas serão reconhecidas pela liderança demonstrando um comportamento de aceitação individual diante das necessidades dos liderados e compreender os pontos fortes e fracos de seguidores, permitindo a o líder alinhar seguidores com tarefas que melhorem o seu desempenho.
Dito isso, talvez o que aconteça é um senso comum onde convencionou-se que o termo "chefe" como algo pejorativo.