Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dicotomia: Líder x Chefe

Isto é um assunto do primeiro curso, mas gostaria de saber o seguinte: Existe alguma referência bibliográfica que deixe claro que o Chefe é o Líder e ponto final?

Sempre que vejo discussões sobre isso vejo pessoas usando palestras da TED talk e cursos de auto-ajuda de um tal de Fulado de Tal Freire. Vejo tudo isso, menos livros.

2 respostas
solução!

Oi Edgar, tudo bem?

Fiz uma pesquisa aqui, inclusive procurando referências dentro da própria psicologia organizacional e não encontrei uma resposta para a sua pergunta. Desculpe-me :(

Mas encontrei alguns indícios que, na minha opinião, favorecem a visão que temos do líder (não encontrei referências sobre chefe, acredito que o tema requer uma pesquisa mais profunda).

A liderança transformacional é um estilo de liderança que o líder colabora com os liderados para identificar a mudança necessária, criando uma visão para orientar a mudança através da Inspiração para o bem da organização, causando um efeito excepcional diante de seus liderados e se preocupando com o desenvolvimento mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. Essa troca envolve o sentido mútuo com seus seguidores, traçando objetivos e discussões sobre os diversos assuntos abordados. O líder enfatiza um senso de missão em busca dos ideais, influenciando sempre com ética e moral estimulando os esforços para serem criativos e inovadores com estímulos questionadores e críticos.

Os liderados são solicitados a participar de um processo de identificação de problemas tendo eles uma nova forma de solução, ângulos diferentes de solução dos problemas. Líderes praticam a consideração individual por meio da criação de um ambiente colaborativo, a diferença individual e as expectativas serão reconhecidas pela liderança demonstrando um comportamento de aceitação individual diante das necessidades dos liderados e compreender os pontos fortes e fracos de seguidores, permitindo a o líder alinhar seguidores com tarefas que melhorem o seu desempenho.

Dito isso, talvez o que aconteça é um senso comum onde convencionou-se que o termo "chefe" como algo pejorativo.

Exatamente.

Ultimamente a palavra "Chefe" tem virado praticamente uma ofensa.

Entendo que Chefe é um cargo e Liderança uma habilidade; Entendo também que Chefe é uma pessoa que ocupa um lugar privilegiado em um grupo, assim como um Líder, inclusive este é um dos níveis de liderança que podemos conquistar (AliderançaporHierarquia).

Veja que temos um ponto que mostra que um Chefe É UM líder(mesmo que ruim, mas não deixa deser), mas isso foi escrito com minhas palavras e como não tenho referências bibliográficas fica difícil evitar debate se mais debates, uue geralmente são fundamentados por palestrasde TEDx-que também não deixam de ser opiniões do palestrante ou vídeos de auto-ajuda.

Caso encontrem algum livro, qualquer coisa que acabe com essa duvida...

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software