1
resposta

Dicas para mudar o status quo

Entendo que para migrar pro ágil, a organização precisa ensinar a metodologia e contratar empregados que já dominem essa forma de trabalho. Mas como mudar a cabeça dos gestores, que geralmente ficam intocáveis diante das mudanças?

1 resposta

Isabella, tudo bom?

Vários livros que li a respeito desse tipo de mudança, indico inclusive o Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo do Jeff Sutherland (co-criador do Scrum), tocam na mesma questão. Se os tomadores de decisão, a alta gerência não comprarem o Ágil dificilmente ele dará certo. Afinal, existem muitas situações nas quais é necessário o aval dessas pessoas para que a implementação seja efetivada.

Exemplo simples, uma equipe Scrum deve ficar focada no projeto, se isso não ficar claro outros gerentes, até diretores, podem ficar pedindo a realização de tarefas para membros da equipe. O que prejudicaria os timeboxes da Sprint.

Isso significa que você, como equipe, não deve tentar? Não, você deve tentar sim. Mesmo com esses problemas, com falta de apoio e interrupções, vocês podem começar de forma pontual a utilizar o Scrum (ou Ágil de forma geral) e com o tempo mostrar o valor disso nos projetos. Principalmente, de tempos em tempos mostrar o quanto se ganhou naquela equipe adotando o ágil e o quanto se ganharia se isso fosse escalado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software