1
resposta

Dica: Intellij erro The requested resource [/gerenciador/formNovaEmpresa.html] is not available

Pra quem está usando o intellij IDEA Ultimate, ao criar uma aplicação Java EE, o Intellij já cria uma aplicação de exemplo em um padrão um pouco diferente da do curso. E se tentarmos continuar usando o formato do intellij e adaptar ao formato apresentado, algumas coisas não dão certo, como buscar os arquivos html.

Pra mim ao buscar o arquivo formNovaEmpresa.html aparecia o erro:

HTTP Status 404 – Não Encontrado - Message The requested resource /gerenciador/oi is not availableUma forma que eu encontrei de encontrar os arquivos html foi adicionar um item de Module Sources ao artefato do projeto que é utilizado pelo Tomcat.

Uma breve explicação disso tudo: O Tomcat sabe que deve "lançar" o nosso projeto quando iniciamos ele pois é vinculado um artefato do nosso projeto na configuração do Tomcat. Você pode ver isso em: Select Run/Debug Configuration (no lado da botão que roda a aplicação) Imagem da seleção de configurações que irão rodar a aplicaçãoCaso não haja nenhuma configuração você pode adicionar em Add Configuration (que irá abir uma janela) - > +** -> **Tomcat Server -> Local Na opção Application server configure o Tomcat que você baixou e provavelmente aparecerá a mensagem No artifacts marked for deployment e clique em Fix Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeO intellij provavelmente irá criar um artefato pra você e irá para a aba Deployment, certifique-se de que a opção Application context esteja com o path /gerenciador para ficar no padrão do curso e aplique todas as mudanças.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTendo tudo finalmente podemos ir para o nosso pulo do gato, agora vamos configurar o artefato. Você pode ir até a tela de artefatos pelo atalho Ctrl+Alt+Shitft+S ou File -> Project Structure. Clique no aba Artifacts, selecione o seu artefato e na aba Output Layout clique no +** -> **Module Sources e escolha o projeto gerenciador e aplique as mudanças feitas. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Pronto agora você pode adicionar os seus arquivos html pela URL e o Tomcat o achará. Imagem do navegador em que é acessado o o arquivo formNovaEmpresa.html

1 resposta

Olá Victor! Tudo bem?

Gostei muito da sua explicação!

Com certeza ela ajudará outros alunos que estão utilizando o InteliJ Ultimate!

Vou "pinar" a sua resposta para que ela ganhe maior visibilidade e possa ajudar o maior número possível de alunos!

Fique sempre a vontade para compartilhar descobertas legais como essa!

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software