Caro Tarcisio,
Obrigado pela sua postagem!
Embora visualmente o diagrama de atividades se assemelhe com um fluxograma existem algumas diferenças de uso e características do diagrama de atividades , que ilustram que os mesmos possuem diferenças, a saber:
O diagrama de atividade permite escolher a ordem pela qual as coisas devem ser feitas, ou seja, apresenta uma característica de paralelismo muito importante em modelagem de negócios, por outro lado o fluxograma apresenta processos essencialmente sequenciais pré-definidas de atividades (tarefa que precisa ser feita).
O diagrama de atividade normalmente é associado ao detalhamento de um estado de uma classe (objeto) para representar um operação ou caso de uso, ou seja, ele representa a captura do funcionamento interno de um objeto considerando ações que serão realizadas quando uma operação é executada.
O diagrama de atividades mostra de maneira abrangente um processo de negócio, sob a ótica de seu funcionamento em termos de atores, fluxos de trabalho, organização e objetos associados considerando seus métodos e operações.
O diagrama de atividade mostra uma instância de caso de uso que pode ser realizada em termos de ações e mudanças de estado de objetos.
Com isso, acreditamos que tenha ficado mais clara a diferença de utilização do diagrama de atividade, principalmente no uso associado a outros diagramas de uml e de representação de objetos, sob uma ótica mais abrangente de modelagem lógica de processos de negócios, muito além da visão conceitual que encontramos em fluxogramas.
Bons estudos!
-