Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

DEV C++

Seria possível utilizar o IDE DEV C++ no lugar da sugestão do "instrutor"? Este é o primeiro curso que estou fazendo aqui e já me deparo com uma meia explicação. : () Pelo menos não preciso pesquisar quais as traduções dos comandos utilizados no mac dele;

1 resposta
solução!
  1. O que as IDEs fazem por você é automatizar o processo envolvido entre a escrita do código, a compilação e a execução. Embora seja prático usar essas ferramentas, é importante entender todo o processo envolvido (pré-processamento, compilação separada, flags do compilador, linkedição, criação de bibliotecas estáticas e dinâmicas, etc). Mesmo porque em algum momento você terá de criar scripts Makefile ou similares para ajustar ou otimizar o processo;
  2. Você pode usar qualquer editor de texto que salve texto puro, e qualquer compilador aderente ao padrão da linguagem C, e isso inclui IDEs como o DEV C++ (contudo você terá de fazer algumas alterações em configurações da IDE, que por padrão estão desatualizadas, e serão incompatíveis com muitos exemplos práticos da linguagem);
  3. Li o tutorial, e achei bem tranquilo seguir. Meus professores da universidade não foram tão didáticos quando comecei a estudar C. Eram outros tempos, com muito menos conteúdo à disposição, a banda de internet era muito inferior ao que temos hoje, e eu só havia tido uma disciplina de programação anteriormente, em Haskell. À época simplesmente disseram que teríamos de usar Linux (que eu, àquela altura, nunca havia utilizado), mas não deram qualquer tutorial ou explicação. Mesmo os colegas que haviam tido formação técnica anteriormente e já programavam profissionalmente tiveram dificuldades. Isso abriu meus horizontes e me ensinou muito, e desde aquele tempo nunca mais senti a necessidade de voltar a usar o Windows;
  4. Os comandos UNIX são extremamente úteis de aprender, mesmo para quem usa Windows. Parecem difíceis a princípio, mas em pouco tempo você os memoriza e aprende como usá-los; todos possuem uma mnemônica bastante simples, e na dúvida, basta consultar o manual. Caso você realmente tenha interesse em seguir carreira em programação, em algum momento terá de usar o Linux. Seja em seu ambiente de desenvolvimento corporativo, servidor web, máquina virtual ou WSL;
  5. Recomendo fortemente que você aprenda a programar em C em um ambiente Linux. O ambiente de programação é muito mais fácil de configurar, as ferramentas são mais atualizadas, o ambiente é mais estável e você terá uma experiência de aprendizado mais completa.