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Design Thinking

Boa tarde! Um protótipo é sempre um produto inicial, com funcionalidades básicas, uma simulação, por exemplo, de como ficaria o ambiente? Ou poderia ser uma intervenção básica, uma experiência de reorganizar algumas coisas, e observar ou coletar feedbacks, e assim sucessivamente?

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Oi, Marina, tudo certo?

O protótipo é mais uma simulação do que um produto pronto, ele serve para testar o produto antes mesmo de desenvolver ele, isso serve para evitar gastos desnecessários e criar produtos melhores

Pensando em apps e sites, o protótipo pode ser apresentado de diferentes formas, desde o modelo de baixa fidelidade, desenhado no papel, ao modelo de alta fidelidade, feito em softwares adequados de design.

Já para protótipos físicos, as maquetes e impressões 3d são ótimas formas de representar uma ideia

Esse protótipo é usado no que chamamos testes de usuários, que é basicamente quando pedimos ao usuários para testar o uso desse produto, com isso podemos perceber pontos de melhoria e pedir feedbacks dos usuários.

Depois de coletar feedbacks e refinar o protótipo, aí sim podemos mandar para o desenvolvimento e realmente lançar o produto

Obrigada pela resposta, esclareceu bastante! Quanto à proposta final, de começar reestruturando a fachada da loja, foi bem bacana a ideia de consultar os clientes, e também recompensá-los. Mas... e se a escolha dos clientes for algo, por vários motivos, difícil de implementar num primeiro momento? Por motivos orçamentários, falta de pessoal qualificado, ou outros? O resultado final poderia causar uma decepção em quem contribuiu, como se nada tivesse sido feito... É um risco calculado? Como resolver esse impasse?

Então, o ideal é sempre testar com o público, mas caso não dê pra fazer mesmo, podemos testar com amigos, família, e pessoas que não tenham trabalhado no projeto

É importante ter a visão de uma pessoa que não desenvolveu o produto, pra entender se ele realmente funciona e atinge seu objetivo

Mas se até essa ideia de testar com pessoas próximas não funcione, dá pra usar Heurísticas e Nielsen e padrões de design para deixar o projeto com mais usabilidade possível